quinta-feira, 26 de março de 2009

É TÃO DIFÍCIL ASSIM MANTER UM ACORDO?


“Vênus” (2006), de Roger Michell, o mesmo diretor de um filme que eu considero subestimado pelos críticos passionais [“Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999)] esteve jogado em minha casa há tempos. Como eu estava me sentindo cansado hoje, pu-lo no reprodutor de dvds “apenas para relaxar”, como dizem os trabalhadores diuturnamente seduzidos pela Indústria Cultural ao longo de anos e anos árduos de submissão empregatícia. De repente, deparo-me (em primeira pessoa) com o diálogo abaixo, entre um ator de mais de 70 anos (vivido pelo extraordinário Peter O’Toole) e uma moçoila de mais ou menos 20 anos (na pela da estreante Jodie Whittaker):


“- Eu vou morrer em breve. Posso tocar a sua mão?
- Esse é o tipo de fase que eu mais ouvi na vida!
- Eu sou impotente. É claro.
- Graças a Deus!
- Mas eu ainda posso manter um interesse teórico.
- Tu pensas em mim?
- Durante todo o tempo em que estou no hospital.
- Em que parte de meu corpo?
- Teu cabelo, teus pés, tuas pernas, tuas costas, teus olhos...
- Meus olhos?
- Teus cotovelos, tua boceta.
- Oh, cale-se. Tu podes tocar em minha mão.

(Ele beija sua mão)
- Mas somente com os dedos. Qualquer coisa a mais me faria vomitar!”.

Preciso dizer se gostei ou não do filme? Oh, Deus, por que isso acontece tanto comigo?

Wesley PC>

Nenhum comentário: