quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014
PIADA MUITO INTERNA (OU P.A. E P.G.):
Ou: eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, EU AMO, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo, eu amo...
Wesley PC>
SNETIMENTAL DEMAIS? E QUAL É O PROBLEMA?!
Em mais de um momento de "Pais & Filhos" (2013, de Hirokazu Kore-Eda), as lágrimas estiveram prestes a cair de meus olhos. Não caíram, efetivamente, mas é como se eu tivesse chorado e lavado a alma durante a sessão, com uma espécie de identificação distante em relação ao que acontecia no filme: na trama, dois pais de família (um rico e arrogante; outro, pequeno negociante mas deveras espirituoso) descobrem que seus filhos foram trocados na maternidade. O equívoco aconteceu há seis anos e prescreveu enquanto crime: uma enfermeira confessa que fez a troca de propósito, pois estava indignada com o seu amante casado e queria descontar a raiva que sentia em alguém. Numa cena fortíssima, o pai rico visita a casa da enfermeira, para devolver o pedido de desculpas (acompanhado de um cheque supostamente compensatório) que ela lhe enviara. O filho dela surge, intimidador. O pai injustiçado pergunta o que ele tem a ver com aquilo. Ele diz que ele é filho dela. É o suficiente para que todos entendam a mensagem...
No momento em que via o filme - e me emocionava - sabia que minha mãe estava doente em casa. Uma gripe simples, talvez, mas que lhe causa dor e febre, a ponto de ela quase não conseguir levantar da cama. Atrasei-me à sessão porque tive que lavar os pratos, limpar a casa e alimentar os animais que vivem na residência: é algo que dá muito trabalho e ocupa muito tempo! Não estou reclamando, mas, como não estava preparado cronologicamente para tal incremento de serviços domésticos...
Na cena que emoldura esta publicação, o garoto que vivia como filho de pai rico experimenta um banho coletivo na casa de seu afetuoso pai pobre. E sorri, sente-se plenamente acolhido. Há pouco, perguntei a um colega de trabalho se ele acha certo pagar para fazer sexo com alguém. Ele disse que não, terminantemente não! Prefere quem se prostitui. E, no meu bolso, R$ 333,00, prontos para serem entregues a um arremedo de gigolô. Último capricho... Gosto muito do Hirokazu Kore-Eda, apesar de sua filmografia irregular. E a família? Queria muito dizer agora que "vai, bem, obrigado!"...
Wesley PC>
No momento em que via o filme - e me emocionava - sabia que minha mãe estava doente em casa. Uma gripe simples, talvez, mas que lhe causa dor e febre, a ponto de ela quase não conseguir levantar da cama. Atrasei-me à sessão porque tive que lavar os pratos, limpar a casa e alimentar os animais que vivem na residência: é algo que dá muito trabalho e ocupa muito tempo! Não estou reclamando, mas, como não estava preparado cronologicamente para tal incremento de serviços domésticos...
Na cena que emoldura esta publicação, o garoto que vivia como filho de pai rico experimenta um banho coletivo na casa de seu afetuoso pai pobre. E sorri, sente-se plenamente acolhido. Há pouco, perguntei a um colega de trabalho se ele acha certo pagar para fazer sexo com alguém. Ele disse que não, terminantemente não! Prefere quem se prostitui. E, no meu bolso, R$ 333,00, prontos para serem entregues a um arremedo de gigolô. Último capricho... Gosto muito do Hirokazu Kore-Eda, apesar de sua filmografia irregular. E a família? Queria muito dizer agora que "vai, bem, obrigado!"...
Wesley PC>
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terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
COMO VER ESTE FILME? COMO VER?
No dia primeiro de outubro de 2009, o cineasta Eduardo Coutinho gravou dezenove horas de material televisivo. Selecionou apenas material realizado exclusivamente para os canais de TV aberta do Brasil. Exigiu, para evitar problemas com direitos autorais, que o filme fosse exibido apenas em salas de cinema, em sessões gratuitas, preferencialmente em presença do diretor. Com a sua morte trágica, o filme perigou dar-se como desaparecido. Até que, graças a uma alma tão generosa quanto descumpridora de leis restritivas, disponibilizou o filme no Youtube. O fato virou notícia de jornal e, obviamente, o filme foi excluído. Fiquei emputecido: fui traído pelo Jornalismo. Na verdade, por um segmento jornalístico devidamente atrelado aos grandes veículos de comunicação que são criticados sutil e brilhantemente na obra coutiniana. Não poderei ver o filme hoje, conforme pretendia. Fiquei chateado com isso. Pessoas começaram a tocar em assuntos que me entristeciam ou me irritavam ainda mais ao meu lado. Agora, eu desejo em voz alta, enquanto como macarrão com alface: preciso ver este filme o quanto antes!
Wesley PC>
Wesley PC>
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
UM DIA APÓS A TRAGÉDIA E É COMO SE A NOTÍCIA NÃO TIVESSE SIDO ASSIMILADA AINDA...
Ainda é difícil de acreditar, mas... É fato: Eduardo Coutinho foi assassinado a facadas pelo filho esquizofrênico, aos 80 anos de idade! Como fiz questão de explicar para uma antropóloga, mais cedo, ele é imortal faz tempo: seus filmes o manterão vivo para sempre! "Se você trabalhar bem, o acaso te ajuda", disse o cineasta certa feita, a propósito de algumas soluções geniais de última hora em "Edifício Master" (2002). Quem sou eu para desdizê-lo? Quem?!
Wesley PC>
Wesley PC>
domingo, 2 de fevereiro de 2014
“DEVEMOS RESPEITAR AS PROFISSÕES PERIGOSAS DO SERTÃO: QUEM FAZ A VIDA E QUEM FAZ O CANGAÇO, TEM QUE ARRESPEITAR!”
Minutos antes de eu ler que o cineasta Eduardo Coutinho
havia sido assassinado a facadas, aos 81 anos de idade, por seu filho esquizofrênico,
fazia muito calor onde moro. De repente, começou a chuviscar e, enquanto eu me
recuperava do que acabara de ler, levantei-me para desestender os vestidos de
minha mãe, que estavam no varal. Voltei para diante do computador e fiz questão
de pesquisar em mais de um ‘site’ de notícias se era verdade o que eu lera
antes: Eduardo Coutinho fora mesmo barbaramente assassinado. Estava fisicamente
morto, portanto!
Recebi mensagens de amigos consternados com a notícia, o que
me motivou a homenagear este brilhante cineasta de alguma forma. Decidi ver o
desagradado longa-metragem ficcional “Faustão, o Cangaceiro do Rei” (1971), um
de seus poucos filmes que eu ainda não tivera a honra de conhecer. Enquanto
transformava tal decisão num textículo honorífico, minha mãe adentra a casa, me
abraça e beija a minha testa, agradecida pelo favor que a fiz – na verdade,
muito mais que uma obrigação doméstico-filial. Senti uma felicidade extrema
neste instante, ao passo em que lidava com a angústia de imaginar o quão
dolorosa deve ter sido a morte do cineasta...
No texto que redigi, afirmei que o cinema estava de luto por
causa desta incomensurável perda, mas, ao invés de ficarmos lamentando,
convinha restituir a perenidade da memória deste artista genial, (re)vendo o
seu magnânimo corpus fílmico. E, nesse sentido, escolhi aquele que dizem ser o
seu pior filme como prova de que, na filmografia de um autor de cinema, até
mesmo as obras menores dizem muito, comunicam bastante acerca de suas
idiossincrasias, valores, paixões, defeitos e anseios...
A assunção final deve muito a Orson Welles, que, certa
feita, afirmou que “toda obra é boa, na medida em que exprime o homem que o
criou”. Este cineasta, inclusive, foi o mesmo que transformou em filme
incompreendido (inclusive por mim) a trama shakespeareana de que Eduardo
Coutinho se valeu para escrever o roteiro de “Faustão, O Cangaceiro do Rei”. A
obra wellesiana que eu preciso desesperadamente rever chama-se “Falstaff – O Toque
da Meia-Noite” (1965). E, a despeito do que eu previra, amei o subjugado filme
ficcional coutiniano!
Protagonizado por um Eliezer Gomes em estado de graça – ator
este que me impressiona cada vez mais pelo talento e pela versatilidade
dramática -, “Faustão, o Cangaceiro do Rei” inicia-se no instante em que o jagunço
Faustino Guabiraba interpõe-se numa briga de coronéis nordestinos, Pereira e Araújo,
cujas famílias arengavam há décadas. Faustino resolve tornar o filho do coronel
Pereira seu refém e, quando um capanga do mesmo chega para lhe trazer o
dinheiro do resgate, o rapaz, chamado Henrique, resolve ficar entre os
cangaceiros. Estava com raiva do pai, preferira ficar ao lado daquele que lhe
permitira experimentar um orgasmo em companhia da prostituta preferida pela
primeira vez...
Com o passar do tempo, tanto o coronel Pereira quanto seu
rival Araújo são mortos. Muitos empregados de ambas as famílias são
assassinados, bem como homens de confiança de Faustino, que, alheio às questões
de honra vingativa que causaram o massacre, badalava o sino de uma igreja,
comemorando: “bendito quem morre a sua morte; maldito quem morre a morte dos
outros!”. Henrique, o filho (Jorge Gomes), torna-se, por herança, o novo coronel
daquela região. Era o novo mandatário do lugar e, como tal, exige que Faustino
vá embora. Oferece-lhe dinheiro em troca de sua fuga, mas o cangaceiro, de fala
sábia, cordial e poética, obviamente recusa. Uma pendenga intensa se instala,
deixando o bando de Faustino encurralado. Ele escolhe Henrique como seu executor, mas este, covarde, deixa-se esfaquear, num melindre traiçoeiro. Faustino
é cravejado de balas pelos aliados do coronel. A palavra “fim” surge na tela. E
eu e minha mãe quedamo-nos impressionados com a qualidade dramatúrgica do
filme: como puderam falar tão mal deste filme?! É ótimo!
Ao término da sessão, perguntei-lhe o número de algum canal
de notícias. Ela quis saber o motivo de minha curiosidade, visto que raramente
assisto a telejornais. Eu disse-lhe que o diretor do filme que acabáramos de
ver havia sido terrivelmente assassinado. Expliquei-lhe como. No mesmo
instante, minha cunhada recebeu uma urgente convocação telefônica de suas
irmãs: um parente bêbado estava quebrando tudo em sua casa! Eduardo Coutinho
jamais será esquecido... Um brasileiro absolutamente genial!
Wesley PC>
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