sábado, 22 de fevereiro de 2014

CHANTAGEM EMOCIONAL:


Descaramento!

Wesley PC>

ESTOU NO TRABALHO...


E é bom: estou sorrindo, estou interagindo, estou reaprendendo, estou seguindo em frente...

Ao final da tarde de hoje, tudo indica que verei "O Grande Mestre" (2013, de Wong Kar-Wai) entre amigos. Estou ansioso!

Ao meu lado, falam sobre criminalidade: em todo assalto que acontece, há sempre um ex-presidiário entre eles! Uma evangélica está comentando sobre a infiltração de grupos de extermínio entre os aracajuanos. Ameaças de morte são comuns: "a violência gera mais violência!", conclui ela. E eu pensando alto, como se estivesse contente por dentro...

Wesley PC>

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

UMA IMAGEM E UMA DIFERENÇA DE TRADUÇÃO...


O que deveria ser "Tudo Está Perdido" virou "Até o Fim" (2013, de J. C. Chandor). Não é um filme ruim, mas, infelizmente, o diretor (ou o montador) estragou o impacto dramático estendido por conta da aceleração dos acidentes e dos planos curtos da primeira hora de projeção. Mas, do meio para o final, não há como evitar: eu sou desses que se arreganham e pedem ajuda através de outrem!

Wesley PC>

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

MAIS UM SONHO, MAIS CINEMA, MAIS REALIDADE:

Hoje sonhei que um dos meus sobrinhos mais novos pedia para passar uma semana vivendo em minha casa. Ele, porém, estava com diarréia acarretada pelo excesso de vermes. Sem tempo (ou treinamento) para ir ao banheiro, ele defeca na cozinha. Apressado, eu termino pisando em suas fezes, nas quais podia-se ver claramente lombrigas passeando em meio ao fedor. Acordei preocupado com um amigo, cuja parenta envelhecida e atacada por dois cânceres ao mesmo tempo, além de uma súbita pneumonia faleceu na tarde de ontem. Antes de dormir, vira dois curtas dirigidos pelo Marco Dutra: o angustiante “Um Ramo” (2007, co-dirigido por Juliana Rojas – vide fotograma), no qual uma típica dona de casa de classe média constata que, de repente, começam a nascer folhas em seu corpo; e “Rede de Dormir” (2010), sobre uma mulher que compra uma rede e relembra o ritual fúnebre de sua tia, ocorrido justamente numa rede, conduzida de casa em casa através de um cortejo. Enviei este curta-metragem para o meu amigo em luto por sua parenta. Ele disse que sonhara com Andrei Tarkovski, seu cineasta favorito, na madrugada de hoje. Desejei-lhe um dia de enfrentamento. Ele respondeu-me que estava a caminho do enterro, numa cidade do interior... Força para ele, para nós! 

 Wesley PC>

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O MITO DO PACOTINHO:

Na manhã de hoje, num setor improvisado de interação para-empregatícia, eu e uma amiga conversávamos sobre nossas expectativas e frustrações sexuais. Eu brincava que ela estava com gangrena genital, visto que reclamava que há muito tempo que não transa com ninguém. Ela sorriu, eu sorri também. Ambos estávamos nos sentindo carentes. E, ao lado, havia um rapaz tido como bem-dotado falicamente. Ela comentou: “pois é, Wesley, ele tem um pacotinho no meio da calça”. Pus a palavra num ‘site’ de busca e, dentre as diversas imagens exóticas com que me deparei, estava este aparentemente delicioso doce de banana com gengibre. A carência não se dissipou, mas, ao menos, tenho com o que me ocupar... Até depois das 17h, inclusive.

Wesley PC>

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DE HOJE ATÉ SÁBADO, ESTAREI MUITO OCUPADO, MAS, NESTE EXATO MOMENTO, CIENTE DE QUE DORMIREI POUCO, POIS TRABALHAREI DENTRO DE ALGUMAS HORAS, ESTOU FELIZ!

Um dos motivos: ter visto "As Bruxas de Zugarramurdi" (2013, de Álex de la Iglesia) ao lado de amigos tão queridos. Fazia muito tempo que eu não gargalhava em uníssono, tão alto, ao lado de outrem... O filme é absoluta e absurdamente genial!

Wesley PC>

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

MEU PROBLEMA É SER DESCONFIADO DEMAIS?

Mais de uma pessoa enviaram-me, de forma empolgada e direcionada, uma notícia sobre um longa-metragem coletivo sobre a Boca do Lixo a ser lançado em 2014. Analisando com cuidado as entrelinhas desta notícia, fiquei chateado, conforme expliquei a uma de minhas professoras:

"Não tinha visto ainda, professora. Uau! 

Porém, por mais que o filme coletivo em finalização soe nostálgico, interessei-me bem mais pelo vindouro "Quadrilátero do Pecado". A notícia, inclusive, deixa bem claro o quanto o meu enfoque em relação à Boca difere do tradicional, enquanto interesse: os "clássicos" apontados na tabelinha limitam-se a filmes produzidos antes da década de 1980, reservando a tarimba de "clássicos" apenas aos filmes que não eram eminentemente eróticos, contribuindo sutilmente para a manutenção do esquecimento de nomes como Ody Fraga e Jean Garrett, os dois maiores gênios da Boca, ao lado do Carlos Reichenbach e do Ozualdo Candeias. Sem contar que menosprezar o "involuntariamente autoral" David Cardoso parece ainda a tendência dominante.

 Na verdade, professora, daquela lista de envolvidos no "Memórias da Boca" ali só me interessam realmente o José Mojica Marins (que é genial para além da Boca, em sua luta duradoura pela defesa do gênero terror), o Francisco Cavalcanti (que eu nem sabia que ainda estava vivo) e o Alfredo Sternheim, que é um classicista frustrado, porém talentoso. Creio que o filme seja absolutamente incoeso, mas anseio por vê-lo, que fique obviamente registrado. 

A leitura de notícias como esta - que parecem entusiástica, mas deixa entrever os mesmos preconceitos de outrora com o erótico 'per si' - faz com que eu sinta que a minha abordagem não é vã, que a minha dissertação (que encontra-se em seu derradeiro estágio) talvez instaure um incômodo defensivo, visto que o que mais me afeta enquanto objeto de pesquisa permanece subestimado. A discussão na (e após) a defesa vai ser ótima e acirrada, afinal. Oba! 

Obrigado mais uma vez".

Ou seja, por mais empolgação que este tipo de notícia me traga, vem também um forte laivo de desconfiança, visto que a cinematografia da Boca do Lixo periga tornar-se uma "modinha" enviesada, por conta das tentativas de assimilação midiática tardia e parcial. Vejamos no que vai dar...

Wesley PC>