terça-feira, 12 de agosto de 2014

POR QUE EU AINDA INSISTO?!

Eu estou ficando doido!
Eu estou ficando doido! Eu estou ficando doido!
Eu estou ficando doido! Eu estou ficando doido! Eu estou ficando doido!
Eu estou ficando doido! Eu estou ficando doido! Eu estou ficando doido! Eu estou ficando doido!
5.


Wesley PC>

FICOU PELA METADE – MAS NÃO POR MUITO TEMPO!

Na tarde de hoje, fustigado por problemas de ordem financeira (por extensão), sentia-me chateado. Sentei-me numa cadeira desconfortável, estava sonolento. Voltaria ao trabalho dentro de algumas horas, mas, ao invés de dormir (e compensar a insônia forçada da madrugada), tentei ver um filme sangrento que estava em minha casa faz tempo: “Vingança Redentora” (2004, de Shane Meadows). Poucos minutos me bastaram para constatar que o filme não se levava a sério. Ou talvez, pelo contrário, se levava a sério demais. Sei que, depois de cinqüenta e um minutos de projeção, eu não agüentava mais! Fui dormir. Mais tarde, ainda hoje, eu vejo o resto. Tenho algo a confessar: estou me sentindo infeliz. Problemas sentimentais emergentes. De novo!

 Wesley PC>

domingo, 10 de agosto de 2014

O MELHOR CINEMA DO MUNDO É O BRASILEIRO? MESMO QUANDO NÃO É TÃO BOM?

Acabo de ver o consagrado “A Compadecida” (1969), versão cinematográfica primeva da célebre peça de Ariano Suassuna sobre a multiplicidade de defesas sobre o oportunismo sertanejo. Particularmente desaprecio muitas das soluções e/ou chistes espirituosos do texto original [o teor misógino e a insinuação de que a pele negra possui “a cor que não é das melhores”, por exemplo], mas não posso negar que, no geral, a peça em que o filme se baseia (escrita em 1955) não seja divertida.O melhor aspecto desta versão conduzida pelo húngaro naturalizado brasileiro George Jonas é justamente a sua emulação teatral, muito melhor desenvolvida na versão posteriormente realizada por Roberto Farias, em 1987, para o grupo humorístico Os Trapalhões [vide texto elogioso aqui].

Talvez o sucesso de público comandado por Guel Arraes em 2000 [“O Auto da Compadecida”] seja ainda melhor sucedido em sua comicidade – o que se deve a um excelente aproveitamento do elenco – mas, nesta arrítmica versão de 1969, o desempenho de Zózimo Bulbul como Jesus Cristo é primoroso. Armando Bogus como João Grilo e Regina Duarte como Maria de Nazaré também não decepcionam, mas a atuação de Antônio Fagundes como Chicó é vexatória, um horror. Minha mãe sorriu bastante durante a sessão, enquanto eu me exasperava, de tão impaciente que estava para que o filme acabasse logo. Muito ruim!

Soube a posteriori que os ótimos figurinos do filme foram desenhados pelo artista plástico pernambucano Francisco Brennand e que estes foram premiados em mais de um festival de cinema. Merecidamente, aliás. Mas que o filme é mal-feito, que a montagem é capenga, que as interpretações são descompassadas, ah, isto ele é. O que não me impede de admitir que os experimentos pioneiros do diretor com a aplicação da cor no cinema brasileiro devem ser laureados, nem tampouco de aplaudir a direção musical de Sérgio Ricardo. Porém, vou ter de concordar com o preconceito (ou pré-conceito) de meu melhor amigo acerca do recém-falecido Ariano Suassuna (1927-2014), considerado por ele machista e negativamente conservador. Em mais de um aspecto do texto contido no filme – e pessoalmente supervisionado pelo teatrólogo – ele se demonstra moralmente tacanho, urgh!

 Wesley PC>