segunda-feira, 29 de junho de 2009

PERMISSIVIDADE HOMOERÓTICA


Hoje eu me permiti mergulhar no universo assumidamente ‘gay’: escutei e relembrei histórias de frustração passional ao lado de garotos que se referem a si mesmos com adjetivos genericamente terminados em A, revi um esperançoso musical francês tendente à conciliação homoerótica e assisti a um curta-metragem norte-americano sobre dois irmãos que se apaixonam. Nome do filme: “Starcrossed – O Amor Contra o Destino” (2005, de James Burkhammer II). Na cena inicial, os dois irmãos são ainda crianças e nadam numa piscina. O pai demonstra gostar mais de um deles, enquanto o outro parece se afogar, inapto. Ignorando os protestos do pai, o irmão mais velho mergulha novamente na piscina e salva seu parente co-sanguíneo. Elipse. Anos se passam e o irmão mais novo inveja o mais velho, visto que não consegue atingir a atenção de seu pai. Abraçam-se. Beijam-se, quase sem querer. Nova elipse. Ambos os irmãos estão numa sala de cinema, acompanhado por suas respectivas namoradas. Suas pernas se tocam na escuridão da sessão. Logo estão alisando os dedos, gozando imaginariamente. Nova elipse. Ambos estão seminus, no interior de um automóvel. Fizeram sexo e estão satisfeitos com isso. Serão descobertos pela família? Terão direito a um final feliz? Digamos que o título original do filme diz respeito a amores que estão condenados desde o princípio, ao passo que a trama remete a um aguardadíssimo filme do brasileiro Aluízio Abranches, “Do Começo ao Fim” (2009). Não sei se gostei muito do referido curta-metragem, mas ele me fez pensar, me fez sonhar, me fez delirar. Ao meu lado estavam Diego e Luiz Ferreira. Conversei com o primeiro sobre a obliteração do aniversário de 40 anos da Revolta de Stonewall pela mídia, enquanto o segundo aguardava uma visita homoerótica. Ganhei de presente um DVD com 6 filmes sobre homens que se beijam. Hoje é permitido? Pelo sim, pelo não, foi dia de me lamentar por causa do ódio do menino com M na inicial de seu prenome!

Wesley PC>

Nenhum comentário: