quarta-feira, 1 de julho de 2009

A VIDA E AS CANÇÕES DO ÁLBUM “CELEBRITY SKIN” (1998), DO HOLE – PARTE II: “DYING”


“I am so dumb
Just beam me up
I've had it all forever
I've had enough
Remember, you promised me
I'm dying, I'm dying, please
I want to, I need to be
Under your skin”

Enquanto conversava com alguém que muito me faz bem, percebi que a televisão estava ligada. Ambos ignorávamos as notícias que a Fátima Bernardes anunciava, até que seu marido William Bonner a interrompe, para dizer que, há pouco menos de um mês de completar 69 anos, a bailarina alemã Pina Bausch havia morrido, em conseqüência de um câncer recém-diagnosticado. Para falar a verdade, conhecia a artista mais por fama do que necessariamente por sua obra, mas jamais esqueci as seqüências inicial e final do novo clássico “Fale com Ela” (2002, de Pedro Almodóvar), ambas coreografadas por ela. Uma grande artista se vai. Senti uma estranha sensação de orfandade.

Andei para casa devagar, tentando evitar os gritos dos bêbados que me interpelavam no caminho. O som estava muito alto em meus ouvidos. Lamentei que a sua morte não fosse tão divulgada quanto a de espalhafatosos astros midiáticos. E ela segue discretamente, conforme fizera em “E La Nave Vá” (1983), uma das maravilhosas obras-primas de Federico Fellini, em que desempenhara um papel nobiliárquico importante. Comprometo-me agora a pesquisar mais sobre ela e zelar para que sua passagem encantatória pela Terra não seja esquecida.

Wesley PC>

Nenhum comentário: