domingo, 9 de novembro de 2008

ROUBARAM GOMORRA! (texto sem foto)

No último sábado, alguém entrou em Gomorra e, pelo que entendi do relato de Rafael Torres, roubou alguns DVDs que estavam sobre a mesa e um pouco de dinheiro que estava dentro de seu bornal. Desses DVDs, alguns eram meus. Nas paredes de Gomorra, está escrito “a propriedade é um roubo”, título da mais célebre obra do anarquista Pierre-Joseph Proudhon. Supondo que acredite nisto, devo me preocupar com o tal roubo em Gomorra? Para além de qualquer hipótese, minha resposta é SIM!

Primeiro, porque eu ficarei preocupado com o fato de que o lugar que amo foi invadido por um desconhecido. Lembro que, quando eu saí de lá, às 8h30’ do sábado, havia um homem esquisito na porta, beirando os 40 anos, que falou algo como “Deus te abençoe, meu filho”. Estava com tanto sono que dei de ombros para o estranho acontecimento, para aquela criatura bizarra no portão... Fui para casa. À noite, Rafael Torres me liga e comunica o fato. Teria sido aquele ser pitoresco quem penetrou no local? Terá sido ele mais uma das milhares de pessoas que pronunciam o nome de Deus antes de cometer um crime?

Segundo, a propriedade é um roubo, admito, mas o roubo não transforma a propriedade em imediata desapropriação. Digo isso porque, mesmo possuindo algumas coisas, e tentando lidar politicamente com elas do modo mais anárquico possível, sempre pensei que um truque para driblar esta associação rápida entre propriedade e má ação fosse disponibilizando publicamente tudo (ou quase tudo) o que possuo. Agora, fico desconfiado... Que droga!

Roubaram Gomorra, isso me preocupa.
Ponto continuativo.
Wesley PC>

Nenhum comentário: