quinta-feira, 13 de novembro de 2008

HOMENAGEM A THE BEATLES EM GOMORRA


Charlisson escreveu um belo texto em primeira pessoa sobre a sua relação com a antológica banda inglesa The Beatles. Fiquei tão emocionado com o texto dele que desejei que o pessoal de Gomorra visse um filme contemporâneo chamado “Across the Universe” (2007, de Julie Taymor), um musical que amalgama várias canções do grupo The Beatles e ambicionam contar uma estória a partir daí. Uma estória de amor, evidentemente, entre um menino e uma menina. O moço se chama Jude. A rapariga se chama Lucy. Ambos são nomes de canções. Gosto muito do filme, apesar das críticas negativas de muitos fãs mais ortodoxos da banda (utilizei o adjetivo de propósito, bondoso Leno).

Para além do bom funcionamento da estória de amor entre “Hey, Jude” e “Lucy in the Sky With Diamonds”, o que mais me fascina em “Across the Universe” é uma trama quase terciária, a estória de Prudence, “Dear Prudence”, uma jovem lésbica que surge cantarolando uma versão plácida de “I Want to Hold Your Hand”. Na ocasião, ela está apaixonada por uma jovem loira. Amará outras durante o filme. Seria ela uma lésbica promíscua, infiel? Longe disso. Ela apenas comete o erro comum (e inevitável) de se apaixonar por heterossexuais, que não podem retribuir na mesma medida o amor que ela sente. Quer dizer, até retribuem, mas não da forma carnal que a Prudence deseja. Acho que já dá para entender porque eu simpatizei tanto com a Prudence, né?

O que é legal é que as semelhanças não param por aí: em dado momento do filme, Prudence se apaixona por uma mulher compreensiva que, se não dá a ela a satisfação carnal que ela precisa e merece, mostra que ela é bastante amada e que tem amigos. É o que acontece comigo em Gomorra. Por isso, vou parar de contar o filme e convidar a todos para comparecerem lá nesta quinta-feira: “Across the Universe” em Gomorra!

Vale lembrar que inventei um pretexto qualquer para ir ao ‘shopping center’ apenas para comprar o DVD, que não estava em promoção. Pouco me importava: queria aquele filme hoje e levei sem olhar preço ou qualquer outra coisa que pudesse me servir de empecilho. Não enxergo limites quando encasqueto que algo pode me passar uma mensagem importante. Na minha cabeça, “Across the Universe” passa inúmeras mensagens importantíssimas. Rafael Maurício que apareça na sessão que eu apresento todas elas (risos).

Nome da foto: “enquanto eles amam, eu como”
Wesley PC>

2 comentários:

Unknown disse...

Caramba, que foto psicodélica, tinha que ser, né.

Cara, hoje vou até fazer uma esforço maior pra chegar cedo, hoje que vai dizer "é a história da minha vida" sou eu heheheheheh, se bem que você já adiantou suas semelhanças com a Prudence. Mas, valeu mesmo pela escolha do filme para a sessão de hoje. Eu sou fã incondicional, a desafinada de lennon é muito bonita pra mim. Mas será que sou ortodoxo? vou testar hoje!

Pseudokane3 disse...

Só por precaução anti-ortodoxa (risos), adianto logo: no filme, algumas canções são "repaginadas", romantizadas um pouco além do que já eram na realidade... É um musical, logo, as canções são cantadas e coreografadas 'in loco', pelo próprio elenco do filme, que, em minha opinião de seduzido, está ótimo...

Mas ficarei deveras feliz se tu chegares lá e pronunciares o mantra acerca da "história de tua vida" (risos). A Prudence é quase terciária (risos). Fique tranquilo que ela é boazinha e não liga para competição não (hehehehe)

Até á noite!

WPC>