terça-feira, 10 de março de 2009

ALGUÉM ME IMPEÇA DE PUBLICAR MAIS NESTE BLOG, PELO AMOR DO PRÓPRIO AMOR!


Lá vou eu causar ódio mais uma vez... Vou tentar fazer rodeios no assunto, não usar referências diretas, mas... É difícil, pois “não se escolhe a quem amar”!

Esta escolha inevitável fica ainda mais difícil quando (re)vejo qualquer filme do Wong Kar-wai – e é o que acabo de fazer: não faz nem 10 minutos que acabo de ver “Um Beijo Roubado” (2007), primeira incursão do cineasta pelo cinema norte-americano, filme que me assustava, que pensava que fosse detestar, mas que, como não poderia deixar de ser, me conquistou, me fascinou, me embriagou, pois mexe com o assunto que mais mexe comigo: os amores incompreendidos!

Wong Kar-Wai não agrada a todos os meus amigos, por ser demasiado pós-moderno, por ser conformista em sua visão do “amor a todo custo”, por ser fútil (apesar de formalmente denso), por parecer um tanto promíscuo... Talvez ele seja tudo isso, eu também. Por isso, me apaixonei!

Do cineasta, só não vi dois longas-metragens, seus videoclipes e segmentos de filmes coletivos. O resto já me foi totalmente consumido e sofrido, como se segue:

* CONFLITO MORTAL (1988), filme de estréia, em que uma versão em mandarim da famosa canção “Take My Breath Away” irrompe inúmeras vezes na tela. É um filme bobo, em que gângsteres juvenis se digladiam, mas é também um filme de amor – e nesta área o cineasta é mestre. Talvez seja seu filme menos interessante, mas parte corações policialescos (risos);

* DIAS SELVAGENS (1990), que tive o orgulho de ver no cinema, em tela grande, com todas aquelas cores, aquele verde, aqueles mambos, aquele sofrimento, aquela paixão incontida pela mãe, aquele anseio por prostitutas, aquela injustiça com a menininha que vende refrigerantes no estádio de futebol. Novos corações partidos!;

* AMORES EXPRESSOS (1994), o primeiro que vi, faz tempo, na TV... Duas estórias: na primeira, um policial é seduzido por uma mafiosa, ao passo em que fica obcecado por comer abacaxis em compota, cujas latas estejam com a validade vencida, a fim de lembrar a data em que sua namorada o abandonou; na segunda, um policial se apaixona por uma menina de cabelos curtos, poucas esperanças e obsessão por duas canções, repetidas á exaustão na curta duração do episódio: “California Dreamim’”, do The Mamas & The Papas e “Dreams”, do The Cranberries. Poucos corações sobraram para serem partidos;

* FELIZES JUNTOS (1997), estilo depurado, obra-prima do diretor. Dois amantes partem de Hong Kong para a Argentina. Beijam-se, brigam. Brigam, brigam e brigam um pouco mais. Separam-se, voltam e brigam. Um deles vai embora. O outro se apaixona por um amigo de trabalho. Ainda brigam, mesmo separados. Sou incapaz de falar mais sobre este filme. Maravilha, “a estória de minha vida!”. Vejam-no, vejam-no! Rafael Maurício tem uma cópia;

* AMOR À FLOR DA PELE (2000), talvez o filme mais famoso e conceituado do cineasta, em que homem e mulher, casados, se apaixonam quando descobrem o envolvimento de seus respectivos cônjuges. Começam a trocar presentes entre si – e se separam... Se sobrou algo para partir depois do filme anterior, adeus!;


* 2046 – OS SEGREDOS DO AMOR (2004), nova obra-prima do diretor, usando os personagens sofridos de filmes anteriores. Parece um filme de ficção científica, parece um filme saudosista. Dificílimo de ser entendido, por mais que eu tenha visto-o três vezes na mesma semana. Resumo: um homem sofre porque ama. Ponto continuando;

* UM BEIJO ROUBADO (2007), mostrado na foto, recém-visto. Norah Jones é uma mulher que, sendo abandonada pelo namorado, deixa suas chaves com um solitário dono de bar. Come com ele, bebe, dorme, acorda chateada, se apaixona, vai embora. Muitas coisas acontecem, minha musa cantante Chan Marshall (vulgo Cat Power) faz uma participação especialíssima no filme, a protagonista interage com muita gente, inclusive com um policial, que morre quando sua esposa o abandona. “Quando morrem, as pessoas deixam lembranças ou uma lista de elementos numa conta a ser paga”. É um filme repleto de erros, com uma desagradável seqüência num cassino, com uma má interpretação da bela Natalie Portman, mas é um filme estiloso, é um filme legitimamente kar-waiano – e é por isso que dedico-o a Marcos (ou a quem assim quiser), cantando a minha canção favorita da Cat Power, que não está no filme, mas explica por que insisto:

“Eu ainda tenho uma arma de fogo contra os homens bonitos
E eu vi tua mão relaxada, com o punho esticado
(...)
E eu sei, que na luz fria, existe um homem
Um homem muito grande, que nos conduzirá durante as tentações”


E o resto da canção é sobre aborto...
...e ódio!
E mais ódio!
E amor...

Wesley PC>

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho 12 anos apenas mais já vivi muitas coisas ,no ano de 2008 eu comecei a ter admiraçao por um amigo meu logo depois , comecei a gostar de felipe e fazia de tudo pra ficar mais perto dele mais conseguir ser mais amiga dele ficar perto dele era como receber um raio de sol me iluminando.Com passar de alguns meses depois fui para um casamento com varios amigos(as) enclusive ele,e lá já comecei a perceber que ele não dava a miníma com isso fiquei muito triste, mais depois desicanei e continuei a gosta dele até me iludir achando que ele gostava de mim mais há pouco tempo ele descobriu que eu gostava dele foi então que começou tudo.Nossa conversa eu queria saber como ele descobriu mais aí foi o pior momento da minha vida inteira ele disse que gostava de uma amiga minha e a tal é muito proxima de mim mais ele não conhece ela como eu sei que ela não é mulher para ele e isso me dexou muito triste não parava de chorar.Mais como não sou forte o sulficiente pra segurar a barra e então resolvir me enganar com um corpo bonito e sendo um outro garoto chamado henrique e ele me atraiu com seu jeito másculo,forte, bonito ,gostoso;sinto arrepio quando estou perto dele além de sempre querer ficar com ele para esquecer Filipe mais não consigo esquece-lo para ficar com Henrique na minha sala não paro de olhar para o seus musculos,torax definido,bariguinha tanquinho tão novo com um corpo lindo desses além de ser o moreno mais gostoso que já vi ele tem 14 anos.Só sinto atraçao,química, desejo fisíco não existe nenhum sentimento formado,mais só quero ficarnos mesmos grupos que ele acho ele uma coisa linda,pode não ser tão parecido com Felipe ,ele é um Apollo um DEUS GREGO,todas as meninas da minha sala diz que gosto dele mais não gosto dele só quero dar uns bejs nele pra esquecer Felipe,não é esse o meu nome verdadeiro,nem o nome deles mais o que eu falei de henrique é verdade.
SOMOS AS MAIORES GAROTAS QUE EXISTE MAIS NÃO ESTAMOS DEPRIMIDAS.

Anônimo disse...

Tenho 12 anos apenas mais já vivi muitas coisas ,no ano de 2008 eu comecei a ter admiraçao por um amigo meu logo depois , comecei a gostar de felipe e fazia de tudo pra ficar mais perto dele mais conseguir ser mais amiga dele ficar perto dele era como receber um raio de sol me iluminando.Com passar de alguns meses depois fui para um casamento com varios amigos(as) enclusive ele,e lá já comecei a perceber que ele não dava a miníma com isso fiquei muito triste, mais depois desicanei e continuei a gosta dele até me iludir achando que ele gostava de mim mais há pouco tempo ele descobriu que eu gostava dele foi então que começou tudo.Nossa conversa eu queria saber como ele descobriu mais aí foi o pior momento da minha vida inteira ele disse que gostava de uma amiga minha e a tal é muito proxima de mim mais ele não conhece ela como eu sei que ela não é mulher para ele e isso me dexou muito triste não parava de chorar.Mais como não sou forte o sulficiente pra segurar a barra e então resolvir me enganar com um corpo bonito e sendo um outro garoto chamado henrique e ele me atraiu com seu jeito másculo,forte, bonito ,gostoso;sinto arrepio quando estou perto dele além de sempre querer ficar com ele para esquecer Filipe mais não consigo esquece-lo para ficar com Henrique na minha sala não paro de olhar para o seus musculos,torax definido,bariguinha tanquinho tão novo com um corpo lindo desses além de ser o moreno mais gostoso que já vi ele tem 14 anos.Só sinto atraçao,química, desejo fisíco não existe nenhum sentimento formado,mais só quero ficarnos mesmos grupos que ele acho ele uma coisa linda,pode não ser tão parecido com Felipe ,ele é um Apollo um DEUS GREGO,todas as meninas da minha sala diz que gosto dele mais não gosto dele só quero dar uns bejs nele pra esquecer Felipe,não é esse o meu nome verdadeiro,nem o nome deles mais o que eu falei de henrique é verdade.
SOMOS AS MAIORES GAROTAS QUE EXISTE MAIS NÃO ESTAMOS DEPRIMIDAS.não sou uma garota safada mais sim apaixonada