quinta-feira, 12 de março de 2009

IGOR (FILME)



Venho aqui hoje, humildemente, nessa quinta invasão, adentrar na especialidade do nosso querido e ardiloso Wesley, falar de um filme. Chama-se apenas Igor, uma animação do estúdio francês Sparx. Não vou analisar muito, apenas falar de alguns pontos que me chamara a atenção nele.

A trama se passa em Malária, uma pequeno reino que vivia da agricultura. Hoje Malária é uma cidade obscura, encoberta por nuvens, agricultura néca. O rei Malbert, encontrou como novo comércio a indústria da maldade. Isso mesmo, Malária vive de invenções maléficas e destrutivas as quais o rei usa para chantagear o mundo e assim sustenta a cidade.

A sociedade tem como alto escalação os “cientistas maus” (“Igor, aperte o interruptor”), os responsáveis pela criação das invenções do mal, e como a ralé os “igors” (“sim, mestre”), seres que ao nascerem corcundas, “feios” e vivem apenas para servir.

Bem, Igor, um dos igors, nasceu com o dom de inventar coisas, seu sonho é ser um cientista mau, mas ele nasceu na casta errada. Isso que me chamou atenção no filme, a identificação com o igor Igor. Desde que nasceu foi destinado à mediocridade, a aceitar sua condição, a dizer “sim mestre”, mas Igor não aceitou isso. Por mais que tivesse medo de ser descoberto inventando algo e de ir para a reforma dos igors, ele continuou trabalhando em seu sonho, ser um cientista mau (apesar de Igor ser muito bom). Assim que surgiu a oportunidade, Igor consegue algo que nenhum cientista mau conseguira antes, criar a vida. Ele cria algo um monstro que era pra ser Evil, mas se auto denominou Eva. Uma doce e enorme monstrinha, que também não se deixou se abater por sua condição de criação e lutou junto com Igor contra suas mediocridades latentes para realizarem seus sonhos!

Além do casal supracitado, ainda há personagens fantásticos nesse filme, tal como o coelho cínico e existencialista criado por Igor, Scamper, o qual vive tentando o suicídio por não ver mais graça na vida, porém nunca consegue pois Igor o fez imortal. E o nunca ouvido, nunca levado a sério, o considerado burro, Brain, porém que perto da morte de Igor, dá-lhe um conselho o qual dar forças ao corcunda para ir em busca de seus sonhos.

Este filme, de maneira inocente e sutil, nos mostra como a sociedade tenta fazer como que nossa aparência ou condição social determine nosso fator de mediocridade, mas de maneira infantil, o que todos nós somos, nos ensina a não aceitar tal mediocridade e fazer com que nossos sonhos nunca dependam de beleza ou dinheiro.

Abaixo o trailer:




Wendell Bigato
[Invasão nº5]

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Não conhecia este filme, mas a tua sinpose me surpreendeu... Qualquer desenho animado que touqe na questão do suicídio para mim já é digno de nota... Quando analisa a suposta obrigação de os feios e/ou rejeitados devotarem-se ao mal, então...

Belo garimpo animado, prezado Wendell...

Vou anotar aqui numa lista preferencial!

WPC>