domingo, 8 de março de 2009

AMANTES DA CULTURA ‘POP’ CONTEMPORÂNEA, SOCORRO!


Quando eu era uma criança infeliz, assisti ao filme “A Última Esperança da Terra” (1971), dirigido por um tal de Boris Segal. Trata-se de uma impressionante obra de ficção científica, na qual um homem perambula sozinho pela Terra, dizimada por um vírus hiper-contagioso que transformou as pessoas em seres fotofóbicos iracundos que querem destruir o referido protagonista por não admitirem a sua imunidade. O desfecho do filme me foi tão surpreendente à época (e, quando revisto, no ano passado) que hesitei em ver outra versão deste filme, intitulada “Eu Sou a Lenda” (2007, de Francis Lawrence), protagonizada pelo insuportável Will Smith.

Ontem à noite, eu inventei de assistir ao referido filme contemporâneo e, olha só que surpresa, gostei muito! A adaptação ‘high-tech’ da mesma história foi atualizada a contento, o ‘rapper’ que o protagoniza segura com presteza uma difícil responsabilidade nas costas, visto que, salvo por alguns ‘flashbacks’, perambula sozinho pelos cenários por mais de uma hora, acompanhado apenas por uma cadela, e o uso das canções de Bob Marley and the Wailers no filme é destacável. Numa dada cena, o protagonista explica a outra sobrevivente do holocausto virótico, encontrada tardiamente, o sentido da canção “I Shot the Sheriff”. Noutras seqüências, ele aparece cantando (e acreditando em) a letra de “Three Little Birds” e, durante os créditos finais, somos agraciados pela execução de “Redemption Song”, talvez a melhor canção do grupo jamaicano.

Aí é que se encontra o problema: eu cochilei exatamente 4 minutos antes da introdução destes créditos de encerramento. Perdi exclusivamente a última cena do filme, a derradeira, a definitiva, quiçá tão surpreendente quanto a versão anterior da estória. E agora, o que será que aconteceu depois que o protagonista pede para que a personagem de Alice Braga se esconda depois que os ‘buscadores noturnos’ invadem a sua casa? O quê? O filme só será reprisado pelo canal por assinatura que possuo (HBO) na quarta-feira, às 21h. Se alguém souber o final, por favor, me conte aqui. Me livre desta angústia! (risos)

Wesley PC>

Nenhum comentário: