segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Valter Di Lascio




O PRESENTE DA SAUDADE

TENHO SAUDADE DAS BRUXAS
NÃO DAS FOGUEIRAS
TENHO SAUDADE DOS GUERREIROS INTRÉPIDOS
NÃO DAS GUERRAS
TENHO SAUDADE DAS PUTAS E DOS CABARÉS
NÃO DA GONORRÉIA
TENHO SAUDADE DOS SORRISOS E DAS ALEGRIAS
NÃO DOS MOTIVOS
TENHO SAUDADE DA COMPANHEIRA
NÃO DA NAMORADA
TENHO SAUDADE DAS ORGIAS
NÃO DAS RESSACAS
TENHO SAUDADE DAS NOITES E DOS DIAS
NÃO DOS MESES
TENHO SAUDADE DA POESIA
NÃO DO ESCREVER
TENHO SAUDADE DA VIDA
NÃO DA MORTE
TENHO SAUDADE DO ÚLTIMO SUSPIRO
AQUELE QUE DEI AGORA!

(VALTER DI LASCIO)
----------------------------

Há muito tempo eu estava querendo escrever sobre Valter Di Lascio, há muito tempo quero compartilhá-lo.
No início do ano quando fui para João Pessoa participar do EREH(Encontro Regional dos Estudantes de História) confesso que frequentei mais mesas de bares do que as mesas de discussão que rolava no encontro. Não me arrependo. E não me arrependo porque foi numa mesa de bar que conheci a figura mais brilhante que eu poderia conhecer nessa viagem. Valter Di Lascio chegou nos apresentando seus livros de poesia que eu logo gostei e comprei um chamado "Bis Coito Com Champagne", e ele me deu de presente a poesia que escrevi no início da postagem.
Depois descobri que Valter estava no alojamento do pessoal da UFAL de Alagoas, que ficava vizinho do nosso alojamento. Então, eu, assim como Rafael Barba, conversamos várias vezes com o poeta e ficamos muito entusiasmados com ele e seu estilo de vida. Pena que a maioria daqueles universitários acéfalos desdenhavam Valter e não davam importância para sua poesia. Lembro que Rafael, muito furioso, discutiu com Danilo Feop, pelo tratamento deste que fez com que Valter Di Lascio se retirasse do local que antes conversávamos com ele. Mas, como eu disse pra Rafael, Valter foi a melhor coisa que me aconteceu no encontro.

Valter estava vestido quase sempre com a mesma roupa, levava na bolsa várias sapuparas (por isso muita gente o tratava apenas como um velho bêbado), cantou várias vezes uma música do Lingua de Trapos, se emocionou quando eu toquei Nosso estranho amor de Caetano Veloso, e me elogiou pelo meu conhecimento musical (ele se impressionou porque eu conhecia a banda Joelho de Porco com quem ele teria trabalhado na juventude). E hoje eu também tenho o presente da saudade...
-----------
P.S: na foto Valter Di Lascio


Leno de Andrade

13 comentários:

Coelho Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Coelho Santana disse...

Pois é querido amigo,
mais de um ano se passou e só agora me atento para os incríveis devaneios de Valter di LAscio.
Não sei se mais alguém além de Werly lerá este recado, porém que fique certo, por quanto dure este maravilhoso relato, que muito me contentei lendo os versos de Valtr di LAscio.
Espero que possa ter mais uma oprtunidade de encontra-lo e, nesse meu momento de auto-análise, QUE ISSO ME SIVA DE LiÇÃO!

Anônimo disse...

Olá, amigo, O poeta Walter di Lascio ainda se encontra aqui em João Pessoa. Infelizmente, ele ainda não encontrou apoio financeiro para publicar seus trabalhos. Assim como você, eu também me emocionei com o trabalho dele e com o fato de o mesmo não ter o mínimo de condições para viver. Ainda assim, ele continua fazendo e trabalhando versos. Tive a oportunidade de ouvir um de seus poemas pessoalmente hoje, no Centro de Vivência da UFPB. Ele chegou a desabafar as dificuldades que tem enfrentado para poder continuar seu trabalho. Eu só posso torcer para que alguém reconheça a sua arte e invista nesse Gênio! Infelizmente, nem a universidade tem lhe dado bons frutos. Aproveito a oportunidade para parabenizar você por ter publicado o trabalho do Valter di Lascio aqui no blog. Ele falou que não tem blog, que não tem website e nós sabemos que isso ajudaria-o a difundir ainda mais a sua poesia.

A história desse homem e o seu talento é uma lição para todos nós!

Abraços

Anônimo disse...

Amigos,

Hoje, por volta das sete da noite, saí para caminhar pelo calçadão de JP. Acabei de chegar do Rio, vim visitar minha mãe. Como dizia, caminhava pelo calçadão, distraído, havia acabado de comprar um cartão de telefone pra ligar pra minha garota, quando esse sujeito estranho de barba grisalha atravessou o meu caminho. Trocamos uma idéia e acabei conhecendo esse poeta andaralho (que anda pra caralho), o nosso Bukowski tupiniquin, no bom sentido é claro. Enfim, gostei pra cacete da poesia do cara e combinei com minha mãe de levá-lo ao Jornal Paraíba para entrevistá-lo, minha mãe é da imprenssa. Vou tentar dar uma força pro cara, ele tem talento e é uma boa oportunidade para que ele consiga publicar seu primeiro livro.
abrs.
Thomaz Viana

ana munhoz disse...

Acabo de voltar de JP e também conheci lá na praia de tambaú o Valter, comprei seus dois livros e estou aqui para registrar para a familia dele que ele está vivo sim, sem a barba da foto, mas bem caminhando e vendendo sua poesia, vou torcer para que desse encontro com a mãe do thomaz saia o livro.
bj a todos
ANA

Anônimo disse...

Intolerância. Esta sim me parece ser uma característica dos acéfalos.
Eu gosto muito de ler, ao contrário do que me falou, aos berros, o marginal poeta, porém a poesia deste não me agradou. Por um acaso ou sou obrigado a gostar do que todos escrevem? Não creio!

Ele pode levar a vida do jeito que achar que deve, porém a partir do momento que ele ameaça as pessoas que se recusam a ler os seus poemas ele passa a ser um criminoso. Já presenciei por duas vezes os ataques que o tal Valter di Lascio protagonizou em praça pública, xingando aos gritos todos que pelo recinto passavam; sem contar com as outras histórias da mesma natureza que me foram relatadas.

Enfim, não creio que este "poeta" seja de todo o mal, afinal encontrei aqui algumas pessoas que admiraram o trabalho dele, porém isso não o concede o direito de agredir moralmente as pessoas que se recusam a dar atenção ao seu trabalho.

Ao dono do blog, fica o aviso: Não é porquê não compartilho dos teus interesses que sou acéfalo, cara. Pense nisso.

João.

LUCÍOLA disse...

Gente, sou de Fortaleza e conheci o Valter aqui no Dragão do Mar (um centro cultural perto da praia). Acho que ano foi 2001. Fazia miuto tempo que procurava por ele, pois nunca mais o tinha visto. E fiquei feliz em saber que ele está na Paraíba e não numa vala de esgoto qualquer. Eu tenho ainda aqui um dos primeiros volumes do Bis Coito com Champagne, se vocês quiserem posso escanear e mandar por e-mail. rayane_lobo@hotmail.com

Um grande abraço a todos, Valter incluso...

BMF disse...

ei cara, acabei de voltar de fortaleza, do ENEF (encontro nacional de estudantes de farmáci) e, tb em uma mesa de bar, conheci valter di lascio. Sou do Espirito Santo e soube q ele tb esteve por aqui, na dec. de 80.O cara é mto massa!

Lia disse...

VaLter de Lascio está em fortaLeza, morando a 2 meses na praça do Dragao do Mar...reaLmente um ótimo compositor, mas pouco atendido peLa popuLaçao...taLvez se eLe estivesse cantando forró quem sabe ganhava mais atençao, é uma pena a faLha de cuLtura que existe...ELe estava cantando uma musica do cazuza e até se assustou quando eu o acompanhei, acho que o mesmo desacredita que ainda existe gente com conhecimento váLido.

Monteiro disse...

HAHAHAHA! perene peregrino travesso Walter de Láscio... com 'W' mesmo, segundo uma obra clássica de seu acervo "Bis-coito com champanhe"(se não me engano é este o título). Pessoal posso comunicar-lhes que nosso poeta, talvez de nem todos, está VIVO ou mais ou menos isso em Maceió, visitando a UFAL atrás de grana, divulgação de trabalho e diversão. Ele disse precisar de grana para voltar para João Pessoa. Portanto, galera dessas bandas aguardem o poeta!

Doidera disse...

Encontrei Di Láscio logo após sair da bienal do livro em Maceió. Ele me vendeu um livreto intitulado "A quinta estação" e reclamou ameaças de agressão por parte de (provavelmente) estudantes no prédio de arte da UFAL, onde costumava vender sua poesia. Disse também ser proibido de fazê-lo na bienal. Assim que cheguei em casa, li rapidamente as 24 paginas do livreto, o suficiente para perceber seu talento e pesquisar um pouco mais sobre ele na net.

Leo da gaita disse...

"Valter Di Lascio"... umas das pessoas que conheci nessa vida e jamais vou me esquecer dele. No Dragão do Mar, em Fortaleza, num final de tarde tive o prazer de tomar umas cervejas em sua companhia e pude observar quão rica é sua pessoa.

Dionísio e a Revolução do Orgasmo disse...

Onde consigo os livros scaneados do Valter?