terça-feira, 2 de dezembro de 2008

JÁ QUE FALARAM DO ‘TRIP-HOP’, RECOMENDO O SOFRIMENTO DANÇANTE AO SOM DO PORTISHEAD



Não sei se é bom falar deste álbum perfeito para quem ainda não conhece o Portishead, no sentido de que o som deles mudou bastante ao longo de seus três excelentes álbuns, mas, caralho, velho, Portishead é muito foda! No sentido mais literal do termo, inclusive, visto que esta banda é senso-comunalmente conhecida como “música ideal para fazer sexo”, conforme concordou uma vez o próspero Anderson Luiz (com S).

“Empty in our hearts
Crying out in silence
Wandered out of reach
Too far to speak
Drifting unable”


A capa de “Third” (2008) é simples e direta, mas o conteúdo do mesmo é devastador. Começa com um capoeirista brasileiro falando que “você só ganha o que você merece”, na faixa “Silence”, e avança pelos choramingos de “Hunter”, “Nylon Smile” e “The Rip”. Com “Plastic”, faixa 05, a agonia freneticamente lenta se intensifica.

“Don’t you know life turns me
Always wants me
I can hardly pray”


E, seguida, “We Carry On” restabelece o elemento ‘in crescendo’ do disco, de maneira que após o ‘blues’ curto de “Deep Water”, somos agraciados pelo momento máximo desta obra: “Machine Gun”, cujo videoclipe já pode ser conferido na MTV há alguns meses:

“I saw a saviour
A saviour come my way
I thought I'd see it
In the cold light of day
But now I realize that I’m
Only for me”


Eu poderia aqui aproveitar a oportunidade para nomear em quem penso quando pronuncio o termo “salvador” durante esta canção (risos), mas sigamos em frente, pois o disco ainda possui a psicodélica faixa “Small”, a cambaleante “Magic Doors” e o final lamentoso com “Threads”:

“I'm worn, tired of my mind
I'm worn out, thinking of why
I’m always so unsure”


50 minutos preciosos de música.
Recomendo Portishead para qualquer um, qualquer um!

Wesley PC>

Um comentário:

Unknown disse...

Rapaz, fiquei ouvindo Serge Ginsbourg e me deu vontade de fazer um trip hop hehehe, pode ser que esteja uma merda, mas toco lá na gomora quinta rsrsrs