domingo, 11 de janeiro de 2009

TRUQUES E ASSOCIAÇÕES DA MEMÓRIA AFETIVA


Em virtude do Fuso Horário gomorrense, só durmo agora no avançar da madrugada. Ontem, às 4h da manhã, hora em que fui me deitar, foi justamente o horário em que o caminhoneiro que mora em frente à minha casa despertava, ouvindo em som razoavelmente alto a canção “Presente de um Beija-Flor”, do grupo de reggae Natiruts. Não deu outra: lembrei de João Paulo na hora, visto que cantarolamos esta canção juntos na praia, dia 1º de janeiro.

Sábado à noite, no esquema de escolha de cds já descrito anteriormente, pus “Natiruts” (1998) para ser executado em meu aparelho de som e... Não é que a coisa funcionou? Começa com a óbvia, porém contagiante, “Liberdade pra dentro da Cabeça”, logo seguida pela convencional “Casulo”. A faixa 3 é aquela que me fez lembrar daquela madrugada de salvação na praia. Repeti-a umas 7 vezes, de maneira que, sem perceber, até minha mãe já estava cantando a letra:

“Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só, como é lindo meu amor
Estou feliz agora”


Depois tem a explicativa “Deixa o Menino Jogar”, a graciosa “Semente Nativa” (que prediz: "os obstáculos que enfrentei, não me impediram de continuar”), a autocomplacente “Reggae de Raiz” e a tributária “Som de Bob”. Tem outras faixas no álbum (são 12 no total!), que geralmente ultrapassam os 4 minutos de duração e são todas muito semelhantes entre si. Mas, na moral, dá barato! Gostei de ter matado a saudade deste álbum, daquele dia e de meu companheiro de coral do “ooooh”, o dono da voz grave, o conquistador da “gostosa do Orkut”, o sempre simpático e comercialmente automobilístico João Paulo...

Wesley PC>

PS: por falar em reggae, agora, sim, uma notícia de verdade: acabaram de me contar que vamos ter Manu Chao no Projeto Verão. Repito: MANU CHAO EM SERGIPE! Caralho! Se um ‘cover’ do Natiruts feito pela banda Cartel de Bali me rendeu tão boas lembranças, imagina o que este francês maravilhoso e muito maconheiro não vai fazer com Gomorra (risos)...

Um comentário:

[Kleber] disse...

Vai ser um Show muito foda!