terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A FELICIDADE QUE INCOMODA?


Quando eu era pequeno (em todos os possíveis sentidos do termo), vi um filme europeu chamado “Olhos Negros” (1987), dirigido pelo russo Nikita Mikhalkov, em que uma mulher chorava sem razão, numa dada cena, e dizia: “o problema de a gente ser feliz é que parece que a gente nunca vai ser infeliz de novo”. Ou seja, a mulher tinha tanto medo de a felicidade que estava sentindo naquele momento acabar que perdia a oportunidade de aproveitar o gozo, temendo as desventuras de sua vida, que, ao final, se revelou muito triste e solitária.

Infelizmente, esta cena me marcou mais do que deveria, de maneira que, como um típico e atormentado menino criado pela Igreja Católica, temo também a felicidade, me apavoro com ela, desgasto-a tanto que penso chatear quem me rodeia quando estou tendo um suposto acesso deste sentimento... É o que me assusta agora!

O porquê: hoje pela manhã, três estudantes de História passaram no local em que trabalho e me disseram que uma cópia de “Sebastiane” (1976, de Derek Jarman) está disponível em Gomorra. Repito: um dos filmes que mais desejo ver desde que aprendi a balbuciar palavras está prestes a ser consumido por mim! Não acredito! É um sonho (quase) realizado, um dos poucos que alimento nesta vida de desesperança proposital... Por isso, aviso: estou empolgado (ia escrever feliz, mas fiquei com medo), logo chato. Quem sabe, em breve, não estarei eu dançando que nem os sebastianistas da foto, comemorando a vinda de seu mentor... Amém, Henrique!

Wesley PC>

3 comentários:

Pseudokane3 disse...

http://gomorra69.blogspot.com/2008/12/onomatopia-do-queixo-caindo-e-se.html

A prova de que já sonhava com este filme bem antes, bem antes...

Socorro, que ansiedade!

WPC>

Unknown disse...

"como um típico e atormentado menino criado pela Igreja Católico, temo também a felicidade, me apavoro com ela"

Este foi o comentário do ilustre redator.

Devo admitir q tal comentário me confundiu deveras. E explico:

Se foi criado sobre as asas dos conceitos falhos do catolicismo, no que tange à felicidade, esta reside em nada mais do que na crença e fé (2 conceitos totalmente distintos) em Deus e na ação Dele sobre tudo e todos.

De sorte q, sendo o redator católico e, portanto, autorizando-me a supor na existência da crença e da fé deste com relação a Deus, não pude entender o porquê do temor do redator a respeito de sua própria felicidade.

Espero q tenha sido claro.

Abraços.

Gomorra disse...

FELICIDADE SÓ EXISTE NO SOFRIMENTO - diziam-me os padres à época, que me pediam para comer hóstias do chão e tudo, bem como alegar que balançar as perninhas nas cadeiras da Igreja era pecado...

Fazer o quê?

WPC>