segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

EU PRECISO DE FIONA APPLE!


Ela chupa pirulitos em fotografias, foi estuprada na adolescência (aos 12 anos de idade), sofre de anorexia nervosa, e, sempre que comparece a algum programa de entrevistas, seu primeiro ímpeto é derramar os vários comprimidos antidepressivos que carrega em sua bolsa no balcão. Esta é Fiona Apple, que já foi relacionada no passado com o cineasta Paul Thomas Anderson e é responsável pela mais bela interpretação da canção de The Beatles “Across the Universe”, além de ser a artífice do lançamento, aos 18 anos de idade, da obra-prima triste “Tidal” (1996), em que canta, na faixa 04, o hino “Criminal”, uma de minhas músicas favoritas sempre que o poeta me vem à cabeça (risos triste) :

“o que eu preciso é de uma boa defesa
pois eu me sinto uma criminosa
e eu preciso ser redimida
por aquele contra o qual pequei,
pois ele é tudo o que eu sei sobre o amor”


Por esta canção, já era suficiente a identificação a fim de que eu gostasse muito desta cantora, mas ele segue em frente e nos oferece perolas de solidão como “The First Taste”, “Never is a Promise” e “The Child is Gone”.

Alguns anos depois, ela lança “When The Pawn Hits The Conflicts He Thinks Like A King What He Knows Throws The Blows When He Goes To The Fight And He'll Win The Whole Thing Fore He Enters The Ring There's No Body To Batter When Your Mind is Your Might So When You Go Solo. You Hold Your Own Hand And Remember That Depth Is The Greatest Of Heights And If You Know Where You Stand. Then You'll Know Where To Land And If You Fall It Won't Matter, Cuz You Know That You're Right” (1999 - abaixo), seu segundo álbum, de título quilométrico, mas tão doloroso e qualitativo quanto o primeiro álbum, ainda que sem o mesmo impacto, no qual encontramos “Paper Bag” dentre a lista de canções:

"A fome dói
E eu o desejo tanto, Oh, isto mata!
Porque eu estou uma bagunça e ninguém quer me limpar
Eu tenho que me curvar, pois estas mãos são tão móveis para serem seguradas
A fome dói, mas sentir fome funciona, quando custa demais amar"


Ela sabe do que está falando. Ah, ela sabe!
Wesley PC>

Um comentário:

danilo disse...

Putz, tomara que o som seja bem fuderoso, pq as letras são, mas eu não manjo tanto de ingrês assim...

boa pedida aí

feop