sexta-feira, 25 de setembro de 2009

“HOJE EU PERCEBI QUE VENHO ME APEGANDO ÀS COISAS MATERIAIS QUE ME DÃO PRAZER”...

Enquanto muitas pessoas queridas prestigiavam uma palestra sobre a teoria ‘queer’ via Judith Butler [uma autora de quem, até então, nunca ouvira falar], eu estava preparando-me para sair do trabalho, dado que havia encerrado o meu expediente. No corredor da Reitoria da UFS, ouvi alguém falando ao microfone e percebi várias pessoas bonitas (no sentido quase negativo da palavra) perambulando pelo ambiente. Sentei-me numa cadeira branca e logo descobri que se tratava de uma cerimônia de encerramento de um evento internacional de estudantes de Direito. A pessoa falando ao microfone era um concludente do curso, conhecido por seu conservadorismo e sua vinculação atual ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFS. Este narrava a sua trajetória de vida e elogiava uma professora primária de Cedro de São João, que lhe ensinara o seguinte lema: “se tu não podes ser o melhor em algo, dê o melhor de si e, com certeza, serás um dos melhores”. Ao final de sua fala, uma suposta citação do lema dos estudantes revoltosos franceses de maio de 1968. “Se aqueles diziam: ‘seja realista. Realize o impossível’, nós aqui do Brasil fazemos as coisas diferentes: ‘somos realistas. Realizamos as coisas das melhores maneiras, na medida do possível’”. As palmas de sempre - e eu ciente de que havia escutado uma das mais estranhas inversões parafrásticas deste ano!

Saí dali. Caminhei um pouco e encasquetei de passar no departamento de História, para ver se encontrava alguém conhecido. Num auditório, deparo-me com Luiz Ferreira Neto, deslumbradíssimo com a doutoranda palestrante, que ministrava algo sobre Judith Butler, filósofa feminista norte-americana. Conforme já disse, não conhecia a autora até então. Conversei com alguns amigos e fui embora. Não me sentia muito identitário para assistir à palestra pela metade. No caminho, ouvi “Lóki?” (1974), obra-prima musical de Arnaldo Baptista. Até que eu cheguei em casa... E não tenho nenhum jargão de professora primária para citar!

Wesley PC>

Nenhum comentário: