segunda-feira, 28 de setembro de 2009

HÁ CRIMES QUE JAMAIS EXPIRAM?

Em 1978, Roman Polanski foi acusado de dopar e estuprar uma adolescente. Ele confessou-se culpado do crime, mas insistiu que a jovenzinha consentiu com todas as táticas de devassidão festivas aplicadas na residência de Jack Nicholson. Obviamente, o cineasta foi acusado pela Justiça Norte-Americana de pedofilia, crime hediondo. Fugiu para a França e viveu lá até hoje, não podendo ingressar nos EUA nem mesmo para receber o Oscar de Melhor Diretor que lhe foi concedido há alguns anos, não obstante a menina supostamente estuprada, hoje uma mulher casada, ter retirado todas as queixas contra ele. Absurdo, em minha opinião.

Pois bem, na tarde de ontem, descubro que este gênio do Cinema fora preso na Suíça, País que mantém um pacto de extradição com os Estados Unidos da América. Detido, o cineasta será enviado de volta ao País do Tio Sam, onde será julgado e, se for considerado merecedor de culpa tardia, preso até o fim de sua vida, privado de realizar sua arte, sujeito às leis internas de “olho por olho, dente por dentre” dos cárceres mundiais. Não basta o tempo ter passado, os instintos se aplainado, os traumas de infância e idade adulta do diretor enquanto ser humano terem sido divulgados (para quem não sabe, ele foi preso num campo de concentração nazista e sua esposa grávida de 8 meses foi esfaqueada por fanáticos religiosos psicodélicos): ele é culpado e deve ser privado de sua liberdade civil para sempre. É assim que deve ser?

Sei que esse não é o tipo de coisa que deve ser comemorada, mas, nem que seja enquanto protesto, pensei que algo sobre o tema deveria ser falado. Coincidentemente (mais uma!), tinha programado o clássico “Repulsa ao Sexo” (1965) para o Cine-Gomorra de hoje, primeira parte de sua extraordinária “trilogia do confinamento”. Na trama, uma jovem e bela Catherine Deneuve desenvolve uma repulsa psicótica contra os homens, repulsa esta que desencadeará conseqüências mais que destrutivas. É uma obra-prima do gênero. Recomendo deveras!

Liberdade para Roman Polanski!

Wesley PC>

2 comentários:

iaeeee disse...

liberdade!


ah, queria ter revisto o 'repulsion', mas estava com um violão e ninguém estava disposto a me acompanhar.

Pseudokane3 disse...

Ah, eles nem viram naquele dia...
Marca de novo...
Que a gente vai!

WPC>