domingo, 27 de setembro de 2009

É MUITA PIMBICE, VISSE?


Desde que eu vi o insuportável apresentador de TV Fausto Silva anunciar este filme, quando o mesmo foi exibido na TV, alguns anos atrás, que eu criei uma espécie de fascínio ‘cult’: mais cedo ou mais tarde, chegaria a oportunidade em que eu veria “Histórias Reais” (1986), única produção cinematográfica dirigida pelo músico David Byrne, líder do Talking Heads. Na madrugada de hoje, o filme foi exibido na TV fechada: gravei-o!

Não conhecer ou curtir o suficiente da banda hiper-pimba que é o Talking Heads fez com que eu não interagisse do jeito almejado pelo diretor do filme: tão pesado, tão forçoso em suas críticas intelectualóides à sociedade norte-americana. Ele com certeza deve ter visto Jacques Tati antes de se aventurar pela direção, se bem que, venhamos e convenhamos, quem já viu os videoclipes de “(Nothing But) Flowers” e “Once in a Lifetime”, sabe de onde o diretor surrupiou as idéias (ou as emprestou, já que alguns videoclipes são posteriores). A mesma exacerbação de elementos ‘kitsch’, dados estatísticos e obviedades para-socialistas que caracteriza e dignifica os videoclipes, mas... Por que não funcionou enquanto filme? Talvez porque, como bem disse um crítico, a piada ficou demorada demais. Porém, cenas como a explicação do processo que fez com que os ‘shopping centers’ tornassem-se o centro da vida social consumista contemporânea, o desfile de roupas com formato de tijolos e/ou bolos de aniversários e o uso inspirado de comerciais de TV como parte da narrativa, além das músicas carregadas de protesto sutil, é claro, fazem com que o filme mereça nossa atenção – não obstante ele causar sono e/ou enfado na maior parte de sua duração.

Enquanto minha mãe me encarava atônita, sem entender ou se divertir com o que se passava na tela (com exceção dos ótimos momentos destacados), eu pensava: “será que alguém gostou mesmo deste filme?”. Soube que parte da crítica o acolheu de forma mui elogiosa, mas não consegui encontrar um desses textos com panegíricos. Fãs do Talking Heads, manifestem-se!

Wesley PC>

Nenhum comentário: