quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MUDA ALGUMA COISA QUANDO SABEMOS QUEM É O CULPADO?

Um menino inteligente entrou no DAA hoje à tarde. Contei para ele que, nesta semana, estou realizando o sonho de assistir à primeira temporada da elogiadíssima série televisiva “Twin Peaks”, criada, produzida e eventualmente dirigida por David Lynch. Ele não pôde conter o grito: “que coincidência! Baixei esta primeira temporada do mesmo seriado esta semana!”. Mais um sinal?

Que seja! Quando pequeno, gastei muitas noites amarguradas desejando ver este seriado, mas o mesmo era exibido muito tarde, num canal que a televisão tardia de minha casa não abarcava. Lembro, porém, da publicidade da época: “quem matou Laura Palmer?”. Hoje eu sei, graças a um longa-metragem posterior dirigido pelo próprio criador da série, quem é o assassino da pacata jovem loira que aparece defunta na pequena cidadela que intitula o filme. Será que este detalhe interfere na minha apreciação do seriado, dado que o mesmo é de caráter investigativo? A resposta assume caráter de reflexão apreciativa, explicando para mim mesmo o porquê de eu não me apegar aos seriados norte-americanos, mesmo os de qualidade.

Analisando-se o seriado e toda a mixórdia de personagens bizarros, encantamo-nos com a encenação dos mesmos, com a antológica trilha sonora de Ângelo Badalamenti, com as excelentes interpretações e com o argumento suspensivo sempre excitante, mas... Puxa, as tramas de cada episódio isolado são tão formulaicas. Depois de três episódios, meu interesse pareceu tão secundário...

Faltam 2 episódios.
Talvez eu comente aqui depois.
Mas sei quem matou Laura Palmer!

Wesley PC>

Nenhum comentário: