segunda-feira, 8 de junho de 2009

UM POUQUINHO MAIS DE NOSTALGIA ANGLOFÍLICA!


Estou longe de ser o maior fã de Belle & Sebastian, banda escocesa que era a maior febre entre meus amigos ‘indies’ (leia-se: pimbas) de 2000, quando entrei para a Universidade. Lembro que, na época, eu ainda tinha medo de violão – por causa de uma ojeriza infantil à hipertrofia cantada da Legião Urbana, que hoje gosto – e sempre saía correndo quando meus amigos de classe se juntavam para tocar este louvável instrumento, que agora respeito. Quando resolvia enfrentar meu medo, porém, conhecia brilhantes baladas de bandas como The Pixies, Radiohead, Cat Power e até mesmo do Nirvana, que me eram novas naquele tempo, mas que desempenham um importante papel remodelador de minha personalidade nos dias hodiernos. E foi assim, numa madrugada em que cedi a um divertidíssimo luau na praia, que ouvi um casal em crise se resolver ao som de “Sleep the Clock Around”, faixa 02 do delicioso álbum “The Boy With the Arab Strap”, de 1998. Alguns anos depois, a banda – muito numerosa e avessa a entrevistas – apareceria no programa do Jô Soares, o que deixaria em polvorosa os meus amigos de então. Como eu ainda não dava muita trela pra banda, nem liguei. Mas hoje, ao ouvir de novo esta faixa, quantas e quantas lembranças se fundiram em minha cabeça! Assim sendo, segue a primeira estrofe da longa letra dialogística da referida canção, em inglês mesmo, para acentuar a belíssima cadência das vozes que se fundem sexualmente na melodia, linda, linda, muito, muito linda e terna, como só mesmo uma madrugada na praia poderia ser...

“And the moment will come when composure returns
Put a face on the world, turn your back to the wall
And you walk twenty yards with your head in the air
Down the Liberty Hill, where the fashion brigade
Look with curious eyes on your raggedy way
And for once in your life you have nothing to say
And could this be the time when somebody will come
To say, ‘Look at yourself, you're not much used to anyone’”


Foi um tempo que passou em minha vida. Nem melhor, nem pior que o tempo de hoje, mas um tempo que houve, um tempo em que eu estive lá e que, só por isso, já me vale para sentir saudades...

Wesley PC>

Nenhum comentário: