domingo, 2 de agosto de 2009

“EU QUERO ESMAGAR A CARA DAQUELES RAPAZES BONITOS, DAQUELES RAPAZES CRISTÃOS… SÓ PORQUE TU ME FAZES GOZAR, ISTO NÃO FAZ DE TI JESUS!”


Fui tomado pela saudável obsessão de baixar a discografia (quase) completa da sofrida Tori Amos na tarde de ontem e ouvi compulsivas e repetidas vezes o álbum cuja sugestiva contracapa ostenta esta postagem: “Little Earthquakes” (1992), página 696 do guia “1001 Discos pra Ouvir Antes de Morrer”.

Possuo uma rica coletânea de canções da Tori Amos desde que comecei a trabalhar no DAA (ganhei de um admirador, que logo se tornou um grande amigo), mas nunca havia ouvido um álbum completo. Depois que me recomendaram ouvir na íntegra seus “pequenos terremotos”, não hesitei: o resultado é, obviamente, devastador! Seguindo uma linha de auto-exposição e necessidade de vilipendiar seus algozes internos e externos, Tori Amos une-se às musas Patti Smith, Marianne Faithful, Christa Päffgen (vulgo Nico) e Joni Mitchell em sua necessidade desesperada de pôr para fora tudo o que incomoda. Exemplo: na faixa 09 do referido álbum, “Me and a Gun”, Tori Amos relata o estupro que sofreu. Em outras canções (“a famosa “Crucify”, “Winter”, “Silent All These Years”, “Precious Things” – de onde extraí o título desta postagem), percebemos o mesmo tom lamentoso-agressivo, a mesma fúria vitimada, a mesma dor furiosa. Apesar de os acordes do álbum serem tendenciosamente suaves e de a voz da cantora ser lírica mesmo quando se esgoela, não nos esquivamos de seu poder intenso e ferino. Quando ela grita, gritamos juntos com ela (mais precisamente, eu grito).

Em maio do ano em curso, Tori Amos lançou seu décimo álbum de estúdio, “Abnormally Atracted to Sin”, cujo título é mais do que sugestivo. Não o ouvi ainda, mas ele já está esperando por mim, no computador. Em breve, trago a nova resenha, mas, por ora, gemo e regemo ao som da faixa-título de “Little Earthquakes”, graças aos versos abaixo, repetidos inúmeras vezes, em tom de voz emocionalmente crescente:

“Give me life, give me pain, give me myself again .
Give me life, give me pain, give me myself again.
Give me life, give me pain, give me myself again.
Give me life, give me pain, give me myself again.
Give me life, give me pain, give me myself again.
Give me life, give me pain, give me myself again.
Give me life, give me pain, give me myself again"

Give me life, give me pain, give me myself again!

Wesley PC>

Nenhum comentário: