sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

COMO DIZ UM GRANDE AMIGO MEU: “ONDE É QUE ESTE MUNDO VAI PARAR?!”

Quem me conhece de perto, sabe que eu apregôo a tese de que assistir a um ou outro filme conscientemente ruim é importante para delimitar o nosso próprio senso de julgamento estético. O problema é constatar a duras penas que os filmes ruins não são exceção, mas sim regra. E, quando se constata isso, tem-se mais é que experimentar o medo! Pois bem, medo foi algo que experimentei durante a sessão do execrável “O Colecionador de Corpos” (2009, de Marcus Dunstan), mas, infelizmente, não foi algo que a equipe técnica do filme tenha programado...

Recentemente, o chefe do setor em que trabalho contou a sinopse de um filme em que um ladrão tencionava roubar uma casa de luxo e, de repente, se vê aprisionado pelo morador extremamente sádico da residência. Obviamente, esta inversão algoz/vítima me interessou e eu pedi uma cópia do filme para conferir do que se tratava. Cheguei em casa levemente empolgado para ver o tal filme e, caramba, como me decepcionei! A trama não tinha quase nada a ver com o que eu e meu chefe pensávamos: ao invés de ser aprisionado pelo dono da casa assaltada, o ladrão é feito refém por um demente que já havia aprisionado a própria família residente. O que se segue é um festival de torturas, dilacerações, assassinatos lentos e cenas sanguinolentas que se demonstra francamente acrítico em relação a qualquer posicionamento moral diante do problema constante da trama. Ao invés de assustar o espectador ou pô-lo diante de uma situação tão verossímil quanto acachapante, o péssimo diretor Marcus Dunstan contenta-se em confundir maus tratos humanos com orgasmo espectatorial. Há uma cena, inclusive, em que o protagonista ateia fogo na cabeça de um cachorro que me fez espumar de indignação. Péssimo! O pior é que este lixo já tem uma continuação, lançada em 2011 com o mesmo personagem principal, vivido pelo carismático (mas pouco convincente) Josh Stewart. Vontade de ver este novo filme é, definitivamente, o que me falta!

É diante de filmes como este, que logo se tornam franquias bem-sucedidas de público que eu faço coro com meu melhor amigo: onde é que este mundo vai parar?!”

Wesley PC>

Nenhum comentário: