domingo, 15 de janeiro de 2012

“A CARNE MAIS BARATA DO MERCADO É A CARNE NEGRA” (OU “EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE AMOR”)

Estava ouvindo Elza Soares quando soaram 23h, no horário de Brasília. Este era o horário programado para iniciar “Pele de Asno” (1970, de Jacques Demy) no canal Futura. 10 minutos se passaram e eu já estava completamente apaixonado pelo filme: na trama, adaptada dos contos de fada transmitidos por via oral, os habitantes de um reino feliz onde um asno defeca jóias descobrem que, para cada felicidade, terão que conviver com um tantinho de mal inevitável: a rainha morre e, antes disso,pede ao seu marido (vivido por Jean Marais, muso de Jean Cocteau, a quem o filme presta explícita homenagem)que só consinta em se casar caso a pretendente seja mais bela que ela. Após muita busca, o rei descobre que a única noiva à altura é sua própria filha, vivida pela encantatória jovem Catherine Deneuve. A fim de impedir este enlace incestuoso que inverte o dilema edipiano masculino, reavaliado psicologicamente por Sigmund Freud, a Fada-Madrinha da moçoila (vivida pela séria Delphine Seyrig) pede que ela peça ao seu pai vestidos cada vez mais difíceis de serem confeccionados, culminando na pele de asno que intitula o filme, que enfeia tanto a princesa que ela é obrigada a conseguir emprego como criada na casa de uma bruxa que cospe sapos. Até que um príncipe (Jacques Perrin) se apaixona por ela e... O resto é conto de fadas. Lindo este filme: fiquei completamente apaixonado!

Musicado por Michel Legrand a partir de poemas de Guillaume Apollinaire e do próprio Jean Cocteau, este filme coroou a minha noite de sábado com encanto, demonstrando-me que amor verdadeiro é mais forte que os encantos imediatistas do desejo erótico superficial. Era o bálsamo de que necessitava: agora posso dormir e sonhar...

Wesley PC>

2 comentários:

Lean, do sorriso aparente disse...

Parece interesste, algo que eu precise ver neste momento.

Ps: Teus comentários são e serão sempre uma honra, quer eu mereça ou não, assumirei-os sempre pra mim!

Carpe Noctem, meu amigo.

Pseudokane3 disse...

(risos)

A pura verdade, meu bem, tenha certeza!

E este filme é lindo e surpreendente: te recomendo com paixão! (WPC>)