segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A BAIANA QUE ME FEZ LEMBRAR DO BAIANO...


Muita gente fala mal, a crítica não é de todo fã deste álbum, mas minha mãe gosta muito. Volta e meia, ela me pede para ouvir de novo “Com Ela” (2003). Obedeço e confesso: gosto muito de suas canções e sinto certa identificação ao reproduzir vocalmente seus lamentos lésbicos. Agora que sei que Maurício está na terra da Lan Lan, ex-percussionista da saudosa Cássia Eller, a saudade apertou forte ontem, quando cantava mais uma vez as pérolas ‘pop’ deste álbum, que começa dançante, através de canções intituladas “100 Xurumela”, “Bilhete”, “Broto” e “Ela me Falou”.

Na faixa 05, porém, é que a minha porca da saudade torce o rabo, graças à canção estranhamente intitulada “Sorriso do Lagarto”, que me faz lembrar outro moço que não o Baiano...

“Dei meu amor
Você bem maltratou
Sorriu dele, pisou, machucou
E não quis mais conversa

Disse que a vida mudara
E que eu não tinha nada a ver
Com as pessoas que hoje lhe cercam

(...)

E eu me entreguei em seus braços
Você fez pouco caso, me deixando tão mal
Um rei que hoje sofre calado
Com um sonho acabado
De um amor ideal”


A faixa 06, preferida de minha mãe, chama-se “Amor Destrambelhado” e fala sobre um complicado divórcio voluntário, possuindo um dos refrões mais inusitados e originais da música popular brasileira contemporânea:

“O telefone é meu
A geladeira é sua
Nosso amor morreu
E a vida continua”


Muito bom. Fico imaginando as pessoas cantando isso num hipotético (e indesejado) fim de Gomorra...

Na faixa 08, “Novo Mundo”, a cantora e compositora se lamenta, ao repetir várias vezes a mesma frase “Você pode conquistar o meu coração, mas não”, enquanto que, na faixa 09, “Perdi Tudo”, ela canta:

“Perdi tudo meu amor
Nosso trato, nosso lar
Nossa cama de casal
Seu carinho, seu amor
Eu não tenho mais”


A partir da faixa 10, a inspirada “Delaveraveraboom”, ela volta a se empolgar, a cantar mais rapidinho, mas a gente não se engana: Ela chora! “Quem foi que disse que não sofre por amor?”.

Terminei falando muito pouco do Baiano no texto (risos), mas eu lembrei dele também. Por isso, queria aproveitar a oportunidade e perguntar: será que ele gosta desta banda, Lan Lan & os Elaines?

Wesley PC>

Nenhum comentário: