segunda-feira, 24 de maio de 2010

FALTA A OUTRA METADE!

Apesar de já ser o quinto álbum da dupla de ‘hip-hop’ OutKast, o disco duplo “Speakerboxxx/The Love Below” (2003) foi o que permitiu que o duo recebesse a merecida visibilidade de público internacional, graças ao sucesso de “Hey Ya!”, faixa 09 da metade comandada por André 3000 (visto que a primeira metade é produzida pelo outro membro da dupla, Big Boi). Para minha surpresa, o restante do disco – ou seja, as demais 19 faixas ali contidas – diferem bastante da euforia desta canção mais famosa, clamando por uma dramaticidade e sonoridade setentista que não deve nada a Marvin Gaye e congêneres. Se eu não soubesse que este disco foi lançado em pleno século XXI, juro que eu acreditei que era uma peça nostálgica de qualidade.

Quando friso aqui a qualidade do mesmo – que é elevada, antes que alguém interprete o contrário a partir de qualquer insatisfação vazada – deixo subentendido que o disco não é “fácil” de ouvir. Em outras palavras, ele não é puramente dançante como as propagandas fazem pensar, não é descerebrado como alguém possa intuir ao ler títulos de canções como “Where are My Panties?” ou “She Lives in My Lap”. O disco é genial, fundindo-se magnificamente a uma geração de militância racial norte-americana promulgada ‘ad extremis’ pelo inspirado cineasta Spike Lee. Enquanto caminhava para o trabalho, prestava atenção a letras como “Love Hater” e “Roses” e, caramba, quanta poesia saiu da batuta do frenético André 3000. As influências que ele utiliza para o álbum, inclusive, vão bem além do ‘hop-hop’ de outrora. É um disco tão documentalmente importante quanto o foi “Play” (2001), do vegetariano Moby!

Para meu azar, até a noite de ontem, quando me dediquei a ouvir o disco com atenção, não sabia que o disco era duplo e nem tampouco que cada metade dele era produzida por um artista diferente, que imprime diferentes tonalidades à obra conjunta. Para atiçar ainda mais o azar supra-referido, descobri que só possuo a segunda metade do disco, visto que os arquivos concernentes ao mesmo são bastante pesados quando baixados pela Internet (“The Love Below”, por exemplo, ocupa mais de 170 MB de meu computador), mas estou interessadíssimo em ouvir o restante. Se alguém quiser me passar... Enquanto isso, sigo cantando “Prototype” (faixa 07), que tem tudo, mas tudo mesmo, a ver comigo atualmente:

“Today must be my lucky da, baby
You are the prototype
Do somethin out of the ordinary
Like catch a matinee, baby
You are the prototype
I think I’m in love...again
I think I’m in love...again”


Sempre!

Wesley PC>

Nenhum comentário: