sábado, 29 de maio de 2010

BICHA, NÃO. QUASE-MULHER...

Nesta noite de sexta-feira, estava ouvindo uma canção antiga d’Os Trapalhões, interpretada pelos comediantes Mussum e Jorge Lafond. Na letra, o primeiro reclamava de pulgas na cueca e pedia que alguém se habilitasse a coçar, de maneira que, quando o segundo se habilitava a tal, ele reclamava que o mesmo estava abusando de suas habilidades. Detalhe: era para ser uma música infantil!

Virei o alto-falante para um colega de trabalho e este não reconheceu a voz afetada do Jorge Lafond, só fazendo sentido para ela depois que eu pronunciei o nome de seu personagem mais famoso: o travesti Vera Verão, do programa humorístico “A Praça é Nossa”, do SBT. Como o tempo passa rápido... Como as coisas são esquecidas hoje em dia!

Para falar a verdade, não sei dizer com exatidão se eu gostava ou não da Vera Versão, mas admito que era um quadro engraçado e que o Jorge Lafond, com toda a sua afetação e exagero homossexual, deixa saudades. Ele morreu em janeiro de 2003, aos 50 anos de idade e foi um dos principais focos de visibilidade pederástica que eu vi na TV, quando era criança. Pensava comigo mesmo à época: “bicha é isso?”. Rir deste tipo de personagem é um ato apolítico? A velocidade atroz da contemporaneidade capitalista visa impedir até mesmo a formulação de uma resposta...

Wesley PC>

Nenhum comentário: