sexta-feira, 27 de novembro de 2009

JOÃO-TURRÃO

Quando falo da minha infância pra alguém, sempre digo que a melhor época foi a que morei no Cond. Visconde de Maracaju. Este condomínio fica situado entre os bairros Santos Dummont e 18 do Forte, pertencendo aos dois bairros, tanto que dando o endereço de um desses bairros qualquer correspondência chegava lá.
Lembrar da infância é algo que tem sido constante em mim. O nome da minha primeira banda (El Chavo) surgiu depois de uma longa conversa sobre os programas de televisão que marcaram a infância daquele grupo de adolescentes doidos por Beatles.
Há uns 3 anos, em outro papo sobre infância, tomando Montila no tapete aqui em casa com Paulo, Nino e meu irmão, lembramos de um tal João-Turrão. Este ser era um tipo de minhoca, larva, sei lá... que fazia parte de uma das nossas brincadeiras. O bichinho ficava dentro de buracos minúsculos no chão e o esquema era pegarmos fiapos de capim e meter no buraquinho pra tentar "pescar" o João, conseguido o objetivo era uma alegria danada.
Depois dessa recordação, eu e os amigos citados perguntamos a conhecidos se eles também brincaram com o João-Turrão, a maioria respondeu que nunca tinha ouvido falar sobre. O curioso foi que os únicos que disseram lembrar do João-Turrão passaram a infância no Santos Dummont.

Será que esse bichinho só existiu na Zona Norte de Aracaju durante o início da década de 90 e foi extinto pelas únicas pessoas que hoje lembram dele?

Leno de Andrade

2 comentários:

Pseudokane3 disse...

Havia muito desses bichos ´lá no Eduardo Gomes... Ficava todo empolgado quando enfiava o capinzinho no buraco e o bichiinho reposndia,dizendo que mordeu a isca... Que bicho é esse, aliás? Também não identifiquei a espécie ainda (risos), mas conheço e brinquei muito! (risos)

WPC>

Rneto88 disse...

Veja fotos do João-turrão nesse link,
http://www.4shared.com/dir/uj-_qUIJ/sharing.html