domingo, 22 de novembro de 2009

“FIQUE RICO OU MORRA TENTANDO”!


“Vou te levar pra loja de doces
Vou te deixar lamber um pirulito
Vai garota...não pare
Vá indo até você gozar”


Na manhã de hoje, acordei sob os gritos de minha mãe, que tentava recuperar uma galinha choca que voara para o quintal do vizinho. Levantei, esperei que ela fosse buscar o galináceo, comi um pouco de cuscuz com leite e dormi novamente. Sonhei que, enquanto tomava sopa, era visitado por um mendicante infantil, que me pedia comida. Dei-lhe um pouco da sopa, que estava deliciosa e fiquei observando-o comer, na clçada em frente a minha casa. Como fiquei satisfeito com a sua satisfação (ele estava realmente agradecido, ao contrário de alguns pseudo-corteses que costumam vender jujubas em ônibus, sob as ordens decoradas de outrem), estava a ponto de presentear-lhe com um pacote de biscoitos ‘wafer’, quando acordei. Lembrei de um traumático episódio infantil (tão traumático que eu oblitero) em que a mãe de um amor de 11 anos confundiu-me com um mendigo e fiquei imaginando finais diferentes para o sonho interrompido... Horas depois, estava lendo os parágrafos finais do livrinho de Teixeira Coelho sobre “o que é Utopia”.

Falei comigo mesmo sobre esta explicável confusão externa sobre os elementos que permitiram distinguir as classes sociais por suas aparências em tempos passados. Hoje, ricos vestem-se como “manos do gueto”, enquanto pobres veneram a publicidade indumentária direcionada às pessoas com dinheiro. Quase me arrependi de não ter comprado o DVD do filme “Fique Rico ou Morra Tentando” (2005), com que me deparei disponível para venda numa loja qualquer de Sergipe. Ainda não vi este filme, não sou necessariamente o que se pode chamar de fã dói diretor irlandês Jim Sheridan e desgosto do ‘rapper’ 50 Cent, que compôs o trecho musical livremente traduzido que serviu de epígrafe a este texto, mas admito que legitimo a sua sensualidade barata, visto que, quando me interessei por comprar o DVD, o que menos me interessou foram os dados semi-biográficos descritos no entrecho, mas sim a possibilita de ver o ‘rapper’ seminu como ele costuma sempre aparecer. Não sabia que ele era tão explicitamente nojento. Por algum tempo, cheguei a crer que a letra de “Candy Shop” era lúdica, não obstante sermos bombardeados por imagens de violência erótica em seu videoclipe. Foi inocência de minha parte, desculpem-me!

Engraçado é que, acostumado a ficar seminu o tempo inteiro em seus videoclipes e/ou divulgação de canções (oficialmente, não-eróticas), o ‘rapper’ 50 Cent, nome artístico para Curtis James Jackson III, demonstrou-se relutante em mostrar seus dotes corporais em sua estréia como ator de longa-metragem, visto que, em “Fique Rico ou Morra Tentando”, ele participaria da fatídica cena do chuveiro em prisão. Ao final, ele consentiu e a cena estampa a contracapa do DVD, num dos mais espertos e nojos golpes publicitários do ‘rapper’, que fora um órfão pobre e, ao tornar-se um ‘megastar’ do ‘hip-hop’, estimula como ninguém a cultura do dinheiro pelo dinheiro. Ok, Ok... Deixa eu voltar para os meus sonhos pré-filantrópicos...

Wesley PC>

Nenhum comentário: