quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DA CONTESTAÇÃO À NECESSIDADE ESPÚRIA DE (DES)GOSTAR DAQUILO QUE TODOS (DES)GOSTAM:

Uma parcela bastante considerável de meus amigos que participam de bandas de ‘rock’ que não tenham a ver com o ‘heavy metal’ se dizem influenciados pela banda britânica Teenage Fanclub. Seu álbum mais conceituado é o “Bandwagonesque” (1991), famoso por rivalizar em vendagens com o “Nevermind” (1991), do Nirvana. Durante esta semana, ouvi insistentemente o referido álbum, para saber o porquê de ele ser tão valorizado entre os instrumentistas profissionais, mas cheguei à suposição de que somente este podem apreciar em totalidade as sutilezas do disco. Os detalhes instrumentais caprichados, os jogos vocais, as letras carinhosas, nada daquilo pareceu me agradar. Insisti, insisti e salvo alguns trechos de “The Concept” e “Metal Baby”, nada funcionou especificamente comigo. Será que eu desgosto do Teenage Fanclub? Já havia me feito esta pergunta em 2001, quando ouvi algumas de suas canções pela primeira vez e refaço-a agora: será que eu desgosto deles? Confessar que aprecio deveras a canção “How You Remind Me” é um sinônimo de que, por extensão, gosto também do Nickelback? Indo mais à frente em meu questionamento: será que isto é importante?

Wesley PC>

Nenhum comentário: