sexta-feira, 8 de maio de 2009

IVRI LIDER E “A HISTÓRIA DE MINHA VIDA”

No domingo passado, vimos “Bubble” (2006, de Eytan Fox) em Gomorra. Os presentes ficaram impressionados com a impossibilidade apolítica do filme. Por mais que os personagens dissessem que não mais queriam falar de política, toda e qualquer mínima atividade deles é política. Sendo alguns deles homossexuais, principalmente. Vivendo eles num Estado israelense em constante conflito com a Palestina, mais ainda. Filmaço!

Durante a sessão, Anne Caroline, que estava deitada na sala, sendo abraçada por um jovem brasileiro, encantou-se pela versão do músico israelense para a bela canção “Song of the Siren”, também utilizada em destaque no filme “Candy” (2005, de Neil Armfield), interpretada por outro artista. O que me faz gostar particularmente do Ivri Lider é que, por mais que ele pareça superficial por causa de suas músicas sobre paixonites afetadas, sua espontaneidade homossexual israelense o dota de uma politicidade inquestionável.

Não obstante eu preferir suas canções em hebraico, a anglofílica “Jesse” (cujo elo virtual para o belo videoclipe eu disponibilizo abaixo) é uma de minhas preferidas, no sentido de que revela um “defeito” sobrevivencial caro aos homossexuais apaixonados por heterossexuais ativos.

“Eu amo um garoto chamado Jesse
Mas Jesse não me ama
Ele diz que ele tem uma menina em Chelsea que ele quer tanto
Eu amo um garoto chamado Jesse
Mas Jesse não me ama
Ele diz que está inseguro sobre o que sente e o que quer
(O que ele sente e o que ele quer)
Mas cada vez que ele sorri pra mim
Eu sei que nós somos o mesmo
E que ele mudaria o mundo dele por mim
Se ele apenas soubesse o meu nome”

Oh, se a vida assim... Por mais que o eu-lírico da canção se emocione ao estar próximo de seu amado, este não liga para ele. E é por isso que ele termina a canção de outra forma:

“Eu amo um garoto chamado Danny
Mas Danny não me ama
Ele diz que está inseguro sobre o que sente e o que quer
(Ele sente e o que ele quer)”

Quem tem coragem de dizer que isto é promiscuidade?

http://www.youtube.com/watch?v=g2X7HqhEHo4

Wesley PC>

Nenhum comentário: