terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A FRONTEIRA ENTRE O ‘POP’ E O ‘PIMBA’ – PARTE II

Na manhã desta terça-feira, foram anunciados os indicados à 83ª cerimônia do Oscar, programada para acontecer no dia 27 de fevereiro de 2011. Conforme voltou a acontecer desde o ano passado – e que era comum nas décadas áureas do cinema clássico hollywoodiano – dez filmes são indicados ao prêmio principal, estratagema este que tem menos a ver com a qualidade dos filmes lançado no último ano do que com um bem-sucedido esquema publicitário para filmes que, de outra forma seriam ignorados pelo público, sejam vistos com certa avidez e curiosidade.

Dentre os filmes indicados ao prêmio máximo do cinema estadunidense este ano, só não vi ainda “O Discurso do Rei” (2010, de Tom Hooper), que concorre em doze categorias. E, se por um lado, suspeito que o filme não me seja de todo interessante, por outro, sinto que serei particularmente atraído por detalhes profissionais da trama, centrada no temor de um estadista frente aos microfones, em razão de uma gagueira crônica. Hoje mesmo eu vejo este filme e amanhã poderei lançar um veredicto pessoal sobre ele.

Afora “O Discurso do Rei”, os filmes mais destacados em relação ao número de indicações prioritárias, que incluem a candidatura ao prêmio de Melhor Diretor, foram: o surpreendente e bem-humorado “Bravura Indômita” (2010, de Ethan & Joel Coen – com 10 indicações); o muito bom porém hiperestimado “A Rede Social” (2010, de David Fincher – com 8 indicações); o desgastado mas muitíssimo bem-interpretado “O vencedor” (2010, de David O. Russell – com 7 indicações) e o maravilhoso e incompreendido “Cisne Negro” (2010, de Darren Aronofsky – com 5 indicações).

Nos 32 dias que se seguem até a data da cerimônia, estes 5 filmes principais e os demais indicados serão vistos, revistos e comentados por diversos cinéfilos ao redor do mundo, sendo efetivos na aplicação do plano hollywoodiano de evasão anual. Creio que eu estarei incluído entre estes espectadores evadidos, mas isto é apenas mais um sintoma da crise que não fui bem-sucedido em anunciar na postagem anterior. Que vença o melhor?

Wesley PC>

Nenhum comentário: