terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

COMO VER ESTE FILME? COMO VER?

No dia primeiro de outubro de 2009, o cineasta Eduardo Coutinho gravou dezenove horas de material televisivo. Selecionou apenas material realizado exclusivamente para os canais de TV aberta do Brasil. Exigiu, para evitar problemas com direitos autorais, que o filme fosse exibido apenas em salas de cinema, em sessões gratuitas, preferencialmente em presença do diretor. Com a sua morte trágica, o filme perigou dar-se como desaparecido. Até que, graças a uma alma tão generosa quanto descumpridora de leis restritivas, disponibilizou o filme no Youtube. O fato virou notícia de jornal e, obviamente, o filme foi excluído. Fiquei emputecido: fui traído pelo Jornalismo. Na verdade, por um segmento jornalístico devidamente atrelado aos grandes veículos de comunicação que são criticados sutil e brilhantemente na obra coutiniana. Não poderei ver o filme hoje, conforme pretendia. Fiquei chateado com isso. Pessoas começaram a tocar em assuntos que me entristeciam ou me irritavam ainda mais ao meu lado. Agora, eu desejo em voz alta, enquanto como macarrão com alface: preciso ver este filme o quanto antes! 

Wesley PC>

Nenhum comentário: