segunda-feira, 14 de julho de 2014

DE QUANDO A HISTÓRIA VIRA O PRETEXTO (OU O INVERSO)...

Segundo o que acabei de descobrir, Zélio Fernandino de Moraes (nascido em 1891 e falecido em 1975) é o fundador brasileiro da umbanda. Entretanto, apesar de ele ser o personagem que conduz "Ritos Populares, Umbanda no Brasil" (1986, de Rogério Sganzerla), quase nada sabemos sobre a religião em si durante o curta-metragem. Ou melhor, a vivenciamos, a sentimos. E, de repente, sabemos que é tudo o processo de feitura de um documentário. Estava desgostando. De repente, que revolução: ótimo!

Wesley PC>

3 comentários:

Luiz Antonio de Sá disse...

Oi.Acompanho seu blog a muito tempo e o que sempre me atraiu nele, foram(e são) as menções a filmes brasileiros, particularmente os filmes da Boca do Lixo.Eu me lembro de ter lido que você estaria inclusive escrevendo uma tese de mestrado(se não me engano) sobre este tema.Eu também gosto muito dos filmes da Boca, e do cinema brasileiro dos anos 70 e 80, e falo sobre isso sempre que tenho oportunidade no meu blog.Além do seu blog, os locais em que geralmente obtenho informações sobre estes filmes são o blog da Andréa Ormond e os arquivos da Revista Zingu, entre um e outro blog que dão atenção às obras da Boca de maneira mais dispersa.
Sou estudante de Economia da UFMG, e a Faculdade de Ciências Econômicas possui uma revista chamada Multiface.Um amigo me convidou a escrever junto a ele um artigo a ser publicado na seção de cultura, eu sugeri o tema cinema brasileiro e ele achou que seria uma boa idéia. Como você deve ter percebido, eu não tenho nenhum gabarito para escrever sobre cinema brasileiro(graduando em Economia), além de ser bastante interessado pelo tema, conhecer muitos filmes, e ter realizado algumas leituras sem muito compromisso.Como ainda estamos iniciando nossa pesquisa, não temos um horizonte muito bem traçado, mas o objetivo é mostrar a transição do cinema brasileiro da década de 60 para a década de 70, comparando o engajamento Cinema Novo e Cinema Marginal, às pretensões populares do cinema dos 70,e todo o rechaçamento que tal cinema sofreu(e sofre) por ter tais pretensões.O problema é que as únicas referências que eu pensaria a usar a principio, além dos textos publicados na internet, seriam alguns arquivos da revista Cinema Cultura(publicada na época, mas que não dava atenção aos filmes da Boca) e as críticas de Rubem Biáfora.
Você teria alguma indicação de textos atuais ou da época tratando da Boca de Lixo na década de 70?

Gomorra disse...

Então, pesquiso esta região e já encerrei o meu mestrado sobre os maravilhosos filmes da Boca do Lixo. Minha ênfase é, sobretudo,nos filmes da década de 1980.

Ultimamente, muita gente anda pesquisando sobre a Boca. Na Socine deste ano, alguém apresentará algo sobre. Recomendo!

Acho que o texto mais completo sobre o assunto é mesmo o livro do Nuno Cézar Abreu,BOCA DO LIXO - CINEMA E CLASSES POPULARES. Mas a tese do Alessandro Gamo e o último segmento do livrão do Fernão Ramos sobre o Cinema Brasileiro ajudam!

Wesley PC>

Luiz Antonio de Sá disse...

Muito Obrigado pelas dicas,Wesley.Vou consultá-las e creio que elas me serão muito úteis.