quinta-feira, 17 de abril de 2014

SOMENTE ONTEM EU DESCOBRI QUE NORMAN MCLAREN ERA HOMOSSEXUAL, UAU!

Sei que parece um orgulho idiota, mas é tão particularmente apaziguador quando descobrimos que nossos ídolos culturais têm preferências sexualistas semelhantes às nossas: é como se não fôssemos tão socialmente “expugnados” assim (risos)...

Piadinha identitária à parte, saber da pederastia do diretor explica muito acerca de suas opções em “Narcissus” (1983), que é uma espécie de ampliação colorida e ainda mais erótica do genial “Pas de Deux” (1968). Neste filme mais recente, o último que o diretor realizou, o belo dançarino Jean-Louis Morin rejeita as carícias de um homem e de uma mulher para apaixonar-se por si mesmo. Termina preso na jaula afetiva que erigiu para seu próprio afastamento do mundo. E, obviamente, eu me identifiquei tangencialmente, eu fiquei apaixonado pelo protagonista: que homem lindo, gostoso, tesudo! Saber que o cineasta era homossexual explica muita coisa!

 Oficialmente, eu planejava resenhar este belo curta-metragem de maneira mais demorada e pormenorizada, mas situações de cunho uranista conduziram-me a esta abordagem tão breve quanto afetada. Digo mais: pesquisando aqui sobre o intérprete dançante, descobri que ele faleceu em 1995, aos 42 anos de idade, em decorrência da AIDS. Pena... O filme era um prenúncio!

Wesley PC>

Nenhum comentário: