quinta-feira, 13 de março de 2014

“HOJE A FILOSOFIA INVADIU O TERRENO DO AMOR”...



Revi “Lição de Amor” (1975, de Eduardo Escorel), ao lado do espectador ideal, alguém que, volta e meia, permite ser aconselhado por mim. Ao final da sessão, disse-lhe que sou eu que aprendo com ele, mas, como todo bom contexto educativo, é um processo marcado pelo mutualismo. Sentia-me higienizado, portanto!

No filme, a imigrante alemã obrigada a se prostituir por razões econômicas apaixona-se por seus pupilos: ela é contratada para iniciar rapazolas nas artes do sexo, mas envolve-se emotivamente com eles. Para ela, o que está sendo ensinado é o amor em sua plenitude. Não o sexo, como os contratadores pretendem, mas o amor!

Tencionava escrever um texto mais passional, mas percebo que as palavras fogem. Identifico-me pungentemente com este ótimo filme, que, apesar de um ou outro defeito relacionado à sua sonorização (a dublagem é problemática, a banda sonora é mais alta que os diálogos, etc.), é lindo, é genial! Meu companheiro de sessão ficou impressionado: “como um filme como este pôde ser realizado durante a ditadura? Esse tipo de coisa acontecia mesmo, Wesley? Ôxe, que menino atentado é este?”. E eu me sentia feliz: por mais que o filme me dilacerasse por dentro, ele me reconstituía animicamente. Lindo!

A protagonista é interpretada por Lilian Lemmertz, impecável. O rapazola é interpretado por Marcos Taquechel, que não precisa se esforçar tanto. Ele esfrega a sua genitália, antes de ter coragem de declarar o seu amor para ela. No filme, ele aparece se banhando ao menos duas vezes. Masturbara-se antes. Suas irmãs percebem o seu interesse afetivo pela governanta: “vá bulir com a ‘fräulein’!”, diziam. Ele a amava, entretanto. Ao final, quando ela é obrigada a se despedir, percebe que ele é um dentre vários. E, de todos, ela se despedia: o amor estava ensinado, impregnado, inscrito a tinta nas almas dos rapazolas...

Não posso escrever mais, desculpem. Não agora, pelo menos. Depois volto: é um filme para mim, está tudo lá!

Wesley PC>

Nenhum comentário: