segunda-feira, 24 de março de 2014

ANTI-RESENHA DE UM DISCO QUE AINDA NÃO OUVI ADEQUADAMENTE...

Na madrugada posterior à noite em que ouvi “De Graça” (2013), segundo disco do cantor paulistano Marcelo Jeneci, excretei o maior toloco fecal deste ano de 2014. Poderia ser uma mera associação escatológica se, numa primeira audição, eu não tivesse considerado o referido disco “uma bosta”. Na verdade, o que aconteceu foi uma decepção concernente ao tom “pra cima” do novo disco, visto que o álbum anterior – “Feito Pra Acabar” (2010) – é, em minha opinião, um dos melhores e mais coesos lançamentos da última década. O novo disco, entretanto...

De ontem para hoje, ouvi “De Graça” pelo menos três vezes na íntegra. Por mais inicialmente irritantes que sejam a faixa-título (a segunda do álbum), “A Vida é Bélica” (faixa 06), e “Julieta” (faixa 10), demonstrei-me, desde já, encantado pela cantilena otimista da faixa de abertura, “Alento”: tem tudo a ver com o meu estado de espírito atual! Quem me vê por aí, até crê que eu sou empolgado daquele jeito (risos). Nada é por acaso! 

“Se a grana apertar e o prazo vencer 
Seu copo tombar, seu time perder 
Se alguém se foi, não tente entender 
O que se passou segue com você 

Nossa música que lhe faz bem 
Você pode descer desse trem
 Olhe um pouco pro lado 
Não tem cadeado, no seu pensamento 

Olhe o mundo girando no chão 
Olhe a pipa no céu, avião 
Olha a sombra da árvore 
Se oferecendo pra dar um alento”... 

Vale lembrar que a minha relação com o Marcelo Jeneci tornou-se deveras pessoal desde que o disco anterior tornou-se a trilha sonora do rompimento provisório com um grande amigo (mais detalhes, aqui). Em relação ao novo disco, aprovei de imediato as parcerias do artista com a cantora de voz doce Laura Lavieri. Vide o que ela faz em “Tudo Bem, Tanto Faz” (faixa 04)... Uma fofura! Excetuando-se por isso, o disco ainda não funcionou comigo, mas gosto do conselho contigo em “Nada a Ver” (faixa 05), sobre “andar com quem te quer bem”... Eis o que mais tento! Digo mais: “O Melhor da Vida” (faixa 07) é uma canção linda! Por essas e outras, continuarei a ouvir o disco... Enquanto defeco, inclusive.

Wesley PC>

Nenhum comentário: