domingo, 12 de janeiro de 2014

"EU E MEUS COMPANHEIROS QUEREMOS CUMPLICIDADE, PRÁ BRINCAR DE LIBERDADE NO TERREIRO DA ALEGRIA"...


"Quanto menos consciência - seja por diminuição, seja por drible -, mais perto da felicidade estamos. Ou seja, esqueça o dicionário. A felicidade dos dias de hoje nada tem a ver com consciência. Nem com felicidade. Significa um banal 'estar contente'. 'De bem com a vida', custe o que custar. Evite confrontos, incômodos ou riscos. Aceite apenas aquilo que lhe é agradável, contente-se consigo próprio. O restante? Finja que não vê. 'Nada mais deve ser tentado'" (página 51).

O trecho acima está no criativo livro "Marlon Brando, Vida e Obra por______" (2008), de Gustavo Piqueira, que ganhei no dia de meu aniversário. O trecho musical contido no título desta publicação está em "Folia de Príncipe", canção que abre o ótimo disco "Cuscuz Clã" (1996), do cantor paraibano Chico César. E a imagem pertence ao inusitado filme "Ela" (2013, de Spike Jonze), sobre um homem voluntariamente solitário que se apaixona pela voz de um sistema operacional cibernético.

Estas, portanto, foram as três obras de arte que mais me alegraram neste domingo, ao lado da jaca dura que comi com minha mãe e do baralho que joguei com vizinhos. Viver é ótimo, ser contente é possível...

Wesley PC>

Nenhum comentário: