sábado, 11 de janeiro de 2014

A FELICIDADE NÃO É NOSSA INIMIGA!

Tive a oportunidade de ver "Rush - No Limite da Emoção" (2013, de Ron Howard) quando ele foi exibido nos cinemas locais, mas a desperdicei: pensei que fosse um filme piegas,em muito prejudicado por sua sinopse sobre competidores de Fórmula 1. De fato, quem perdeu fui eu: o filme é ótimo!

Além de ser tecnicamente muito bem realizado, o que me impressionou no filme foi o modo como a sua perspectiva onisciente acerca das corridas de 1976 permitiu o desenvolvimento adequado de ambos os protagonistas: se Chris Hemsworth está certeiro como o britânico James Hunt (à direita, na foto), em sua crença reiterada de que, quando se vive e não se diverte, "a banca ganha", Daniel Brühl está absolutamente soberbo ao personificar o austríaco Niki Lauda (à esquerda, nesta foto dos pilotos verdadeiros), respeitador de regras, apaixonado por sua esposa (muitíssimo bem-vivida por Alexandra Maria Lara), a ponto de, por causa dela, abandonar a corrida derradeira da temporada por ser "perigosa demais" e não sentir remorsos posteriores por causa disso. "Nenhum!". O desfecho do filme, aliado à ótima trilha musical de Hans Zimmer me emocionaram: ótimo filme!

Tentando esquematizar o que me fez gostar tanto desta obra, encontro uma possível justificativa mais evidente no ótimo roteiro de Peter Morgan - que já colaborara com o diretor no também ótimo "Frost/Nixon" (2008), similar em sua abordagem midiática - mas a montagem é ótima, a seleção de canções (que mistura Clara Nunes com David Bowie) é eficientíssima e, caramba, que elenco, que personagens, que aula sobre "instinto de sobrevivência", a partir de uma desgastada metáfora esportiva e da comparação entre o personagem real à esquerda e um rato. A cena em que James Hunt espanca um repórter depois que este pergunta a Niki Lauda se a sua deformação facial decorrente de um incêndio automobilístico atrapalhou o seu casamento me impressionou... É um filme que recomendo, portanto: estapeou a minha cara!

Wesley PC>

Nenhum comentário: