quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PERPLEXIDADE (PARA DISFARÇAR MAUS SENTIMENTOS)...

A quarta temporada do ótimo seriado norte-americano de TV "The Walking Dead" terá dezesseis episódios. E, como é comum acontecer, a série evolui até a metade da temporada e, depois, dá uma pausa de alguns meses. Esta pausa ocorreu após o oitavo episódio [43º no geral], "Too Far Gone". E, no melhor sentido do termo, os roteiristas deste episódio foram longe demais: as reviravoltas e tragédias ocorridas neste capítulo foram excelentes, atordoantes!

Na quarta temporada, além da gripe mutante que estava matando os "mocinhos" do seriado, confinados numa penitenciária, ressurge o temível Governador (David Morissey), vilão humano da temporada anterior. Dois episódios inteiros mostravam como ele estava tentando recompor a sua vida, começar do zero. Eu cri em sua reabilitação moral: ele conhece uma garotinha, assume a sua adoção paterna, parece ter se apaixonado novamente... Porém, a sanha competitiva com outros grupos de sobreviventes reaparece. Ele se depara com a prisão onde o protagonista Rick (Andrew Lincoln) e os demais personagens estão escondidos. E, por achar que o lugar é mais seguro que o acampamento onde ele estava, resolve invadir a prisão. Captura o simpático velhinho Hershel (Scott Wilson) e a imponente Michonne (Danai Gurira) como reféns. Tenta invadir a penitenciária "da forma mais pacífica possível", intimidando as pessoas com um tanque de guerra. Será desencadeado um massacre.

Na consecução de uma ameaça violentíssima, o Governador decapita Hershell. Noutro local, a garotinha por quem o vilão (agora rebatizado como Brian) se apega é mordida por um zumbi que estava enterrado na lama em que ela brincava. A garotinha recebe um tiro na testa quando é levada até o Governador, que ordena que seus novos comandados matem todos os refugiados na prisão. Ele espanca Rick, deixando-o facialmente deformado e quase desacordado, mas Michonne atravessa o seu abdome com a espada dela. Ele é deixado para morrer, sendo devorado pelos mortos-vivos, mas a mãe da garotinha atira em sua cabeça. Os demais personagens se separam, na confusão bélica. Muitas separações mesmo! Quiçá o melhor episódio do seriado, até então. Muito forte, muito dramático, extraordinário!

Assisti a "Too Far Gone" ao lado de um vizinho ferido: ele caíra da motocicleta no final de semana e recebeu quatro dias de atestado médico no trabalho. A ferida está feia. Por dentro, eu também me sentia ferido, psicologicamente... A grandiosidade dramática, reflexiva e violentamente climática do episódio me fez pensar noutras coisas!

Wesley PC>

2 comentários:

A. Everton Rocha disse...

eu chorei nesse episódio

Gomorra disse...

Eu fiquei perplexo, escandalizado...

O meu companheiro de sessão também: eu insistia em crer numa possibilidade de reabilitação moral para o Brian. Tenho esse defeito, acho. Ou virtude em potência, quem sabe?

WPC>