sábado, 16 de novembro de 2013

"ONDE SE VÊ DIA, VEJA-SE NOITE"!

Tentei ver o canonizado curta-metragem experimental "Nosferato no Brasil" (1971, de Ivan Cardoso) na manhã de hoje, mas o vídeo travou. A ansiedade para tal desejo, para além dos méritos indiscutíveis do filme em si, deve-se ao fato de eu querer conhecer mais sobre a obra de seu diretor, pois planejo ver o recente e menosprezado "Um Lobisomem na Amazônia" (2005), quando chegar em casa à noite.

Do diretor, já tive acesso ao irregular "O Segredo da Múmia" (1982), ao divertido segmento "Sábado Quente" em "Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez" (1985, co-dirigido por John Herbert) e ao péssimo "As Sete Vampiras" (1986). Tentarei ver "O Escorpião Escarlate" (1990) na manhã de hoje, mas não duvido que a obra-prima do diretor seja mesmo o curta-metragem que não consegui ver: ele se saiu muito melhor em situações curtas, visto que o seu estilo directivo é chanchadesco!

Os poucos minutos de "Nosferato no Brasil" a que tive acesso me encantaram: a versão tropical e alterada da Budapeste do século XIX, filmada em pleno Rio de Janeiro praiano, no século XX, num elenco em que Torquato Neto e Scarlet Moon se destacam, assegura a imersão tropicalista. Gosto muito da gana autoral do Ivan Cardoso, portanto!

Wesley PC>

Nenhum comentário: