quinta-feira, 3 de outubro de 2013

UMA VAGA, NA QUAL ANSEIO POR MAIS MERGULHOS...

Todos os dias, minha mãe assiste à telenovela portuguesa “Dancin’ Days” (2012), que, apesar de suas diferenças narrativas, é uma regravação do produto televisivo brasileiro escrito por Gilberto Braga há trinta e cinco anos e que, na época, fez muito sucesso. Não sei o quão bem-sucedida esta versão lusitana da novela está sendo no Brasil, mas, enquanto minha mãe se preocupa com os personagens, eu escuto a trilha sonora. Estou ouvindo muito ‘rock’ português ultimamente!

 O meu grupo lusitano favorito é o Toranja. Recentemente, interessei-me deveras pela carreira solo do vocalista, Tiago Bettencourt. Ouvindo o “Acústico” que ele lançou em 2012, apaixonei-me pela terceira faixa “Canção do Engate”, cuja letra emocionante é a que se segue:

 “Tu estás livre e eu estou livre
 E há uma noite para passar 
Porque não vamos unidos 
Porque não vamos ficar 
Na aventura dos sentidos


 Tu estás só e eu mais só estou
 Que tu tens o meu olhar 
Tens a minha mão aberta 
À espera de se fechar 
Nessa tua mão deserta 

Vem que o amor não é o tempo
 Nem é o tempo que o faz 
Vem que o amor é o momento
 Em que eu me dou, em que te dás 


Tu que buscas companhia 
E eu que busco quem quiser
 Ser o fim desta energia 
Ser um corpo de prazer 
Ser o fim de mais um dia 


Tu continuas à espera 
Do melhor que já não vem 
E a esperança foi encontrada
 Antes de ti por alguém 
E eu sou melhor que nada”...

 Estou obcecado por esta canção, ouço-a repetidas vezes. Pesquisando sobre ele, descobri que é uma regravação da segunda faixa do disco “Dar & Receber” (1984), do músico António Variações, morto aos 39 anos por causa de decorrências da AIDS. Ela era homossexual, um pioneiro português na abordagem do assunto em suas canções. Estou ansioso para conhecer os seus discos, mas não os encontro disponíveis para ‘download’ na Internet. Se alguém achar antes de mim, grita. Vale muito a pena: os títulos de canções como “Quem Feio Ama...” (faixa 05) e “..Que Pena Seres Vigarista” (faixa 06) que o digam!

 Wesley PC>

Nenhum comentário: