domingo, 7 de abril de 2013

R.I.P. BIGAS LUNA (1946-2013)

Acabei de saber que, no dia 6 de abril de 2013, faleceu, aos 67 anos de idade, por conta do agravamento de uma leucemia, o espirituoso cineasta espanhol Bigas Luna. Fui apresentado ao mesmo através do genial "Jamón, Jamón" (1992), exibido numa madrugada de Páscoa no extinto "Cine Privê", da TV Bandeirantes...

À época, fiquei tão encantado pelo filme que fiz questão de revê-lo, ao lado de alguns vizinhos, no dia imediatamente posterior. Quando revi esta obra de arte cínica e inusitada ao extremo, fui novamente atingido  por sua sensualidade iridescente, conforme deixei explicitado aqui. Além deste filme, vi também, de seu autor, o ótimo e perturbador "Os Olhos da Cidade São Meus" (1987), o hiperestimado mas promissor "As Idades de Lulu" (1990, mencionado aqui), o graciosíssimo e frenético "Ovos de Ouro" (1993) e o seu episódio em "Lumière e Companhia" (1995), que era um dos melhores do projeto, conforme anunciei aqui. Apenas cinco filmes, mas que, cada qual a seu modo, tornaram-se inesquecíveis. Talvez amanhã eu veja "A Teta e a Lua" (1994), bastante recomendado por minha amiga Ninalcira, filme que encerra a trilogia do diretor sobre o macho latino. O último filme que ele realizou foi o pouco conhecido "Di Di Hollywood" (2010), do qual não sabia nada até ser informado de sua morte, através deste 'site', organizado por alguns amigos. Uma notícia de pesar, portanto. Em seu modo nada discreto de se expressar, Bigas Luna é (era não, ainda é e o será para sempre!) um cineasta lúbrico, reluzente e muitíssimo excitante!

Wesley PC>

Nenhum comentário: