sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

“POSSO AO MENOS COLOCAR A MINHA BOLSA NO CHÃO? ELA ESTÁ PESADA... PESADA COMO O MEU PASSADO!”

Todos nós cometemos erros. Em mais de uma situação, estes erros nos definem. Sou um produto dos meus erros e, como tal, sinto um estranho orgulho deles: não por tê-los cometido, mas por saber que eles são meus. Ainda assim, tenho receio de, um dia, me converter a alguma destas igrejas neopentecostais que operam verdadeiras lavagens cerebrais na mente de seus fiéis. Sou amante de Deus, mas não me imagino abandonando o meu alvedrio para professar este amor. Infelizmente, é o que muitos fazem: uma vez, bateram em minha porta. Fui atender e se tratava daquelas visitas rotineiras de Testemunhas de Jeová. Um deles era um rapaz que estudou comigo no Ensino Ginasial. Timóteo era o seu nome, e ele gostava de jogos eletrônicos, revistas em quadrinhos e filmes do Tinto Brass. Puxei assunto com ele sobre nossos gostos em comum ele foi taxativo: “queimei tudo aquilo, Wesley. Hoje sou outro homem, libertei-me de meu passado!”. Não quero que isso aconteça comigo. Não desse modo forçosamente instituído, pelo menos!

Pois bem, quando soube que o inusitado filme francês “Jimmy Rivière” (2011, de Teddy Lussi-Modeste) seria exibido na TV fiquei exultante. Na trama, um jovem boxeador cigano (muito bem vivido por Guillaume Gouix, merecidamente indicado como Melhor Ator Revelação no prêmio César 2012) converte-se a uma dessas igrejas neopentecostais supracitadas e passa a renegar, ao menos em discurso, tudo aquilo que mais aprecia: as lutas, a bebida, as danças, o sexo com uma rapariga apaixonadíssima por ele... Mas tudo volta para pôr em xeque a sua fé!

Na primeira cena do filme, acompanhamos o passeio em câmera lenta do protagonista, ao lado de outros ciganos, por um bosque. De repente, todos eles se acocoram, abaixam os calções e defecam. Costume cigano, talvez. Na cena seguinte, acompanhamos o batismo evangélico de Jimmy Rivière. Num instante consecutivo, sua namorada aparece, fingindo procurar brincos valiosos, mas, na verdade, querendo fazer sexo com ele, que se esquiva. Ela: “este Cristo é realmente muito forte, mas não o consegue te impedir de ficar excitado”. Ele não resiste e cede à tentação. Não apenas nesta situação, mas em diversas outras, visto que a sua agenciadora de boxe (vivida pela exótica e maravilhosa Béatrice Dalle) o persegue. Não o condenamos por ser humano, mas incomodamo-nos ao perceber que ele insiste em mentir para si mesmo e para os outros. O desfecho do filme, felizmente, não resolve o conflito: deixa-o em aberto, pois sabemos que Jimmy continuará a lutar consigo mesmo por muito tempo – e arrastando quem o ama nesta indecisão. Não quero ficar assim. Não me deixem ficar assim, por favor! Amo voluntariamente (o que eu acho que seja) Deus, mas isto não me impede de ser eu mesmo – muito pelo contrário, aliás: só sou o que sou porque Deus permite!

Wesley PC> 

Nenhum comentário: