terça-feira, 13 de novembro de 2012

UMA (TENTATIVA MALFADADA) RESENHA ARACAJUANA:

Na manhã de hoje, finalmente me dispus a ver “Atividade Paranormal Aracaju” (2011, de Marlon Delano), curta-metragem sergipano premiado num concurso nacional promovido pelos distribuidores do inesperado sucesso estadunidense “Atividade Paranormal” (2007, de Oren Peli) para saber quem conseguiria realizar algo com resultados muito próximos dos originais...

Não gosto muito do filme original, mas tenho uma estranha relação de culto com ele, visto que ele foi efetivo em me assombrar e me deixar sem dormir direito (de medo) por quase uma semana. A versão aracajuana segue à risca a fórmula original – hoje copiada e continuada das formas mais clicherosas e ridículas possíveis – mas o que mais chama a atenção na mesma é o regionalismo exacerbado dos diálogos dos personagens. Não sei se foi proposital, mas o excesso de “aff” e demais expressões nordestinas, em meio ao sobejo de “velho” e “pôrra” nos diálogos, me encantou: acentuou o realismo espontâneo da realização. Gostei muito do filme neste quesito!

 Obviamente, este elogio me obriga a abrir um parêntese em relação ao seu realizador, odiado por alguns e amado por diversos bajuladores tecnicistas, em relação ao qual me sinto vitimado por uma atração física inexplicável, por mais que eu não me sinta apto a rotulá-lo de “curta-metragista” ainda: falta algo em suas realizações muito curtas e premidas pela técnica sobressalente. Falta estilo! Mas a fama chegou muito cedo para Marlon Delano, de modo que não duvido que, no tempo certo, ele realizará o seu ‘blockbuster’. Para além de eu gostar ou não de suas realizações, ele merece o que vem obtendo: é o que ele deseja. Quem sou eu para desejar que ele não seja feliz?

Sim, eu sei que este texto está sendo desviado de seu intento original, que é o de criticar o filme em si, mas acho que o debate verificado aqui – com o meu comentário elogioso devidamente incluído, onde elogio o esforço da atriz Samara Peixoto, musa habitual do diretor – cumpre bem a função que não estou conseguindo exercer neste espaço confessional: Marlon Delano me atrai fisicamente - e este é um de meus mais conhecidos pontos fracos!

Wesley PC> 

Nenhum comentário: