quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DOIS FILMES SEXUAIS NUMA MANHÃ DE QUINTA-FEIRA #02: “EU QUERIA LER ALGO SOBRE O PÊNIS MASCULINO!”

Definitivamente, “Am I Normal?: A Film About Male Puberty” (1979, de Debra Franco & David Shepard) é um curta-metragem que surpreende. Tachado de humorístico ou ridículo por alguns de seus audientes, este filme me impressionou sobremaneira, graças ao modo corajoso e não tendenciosamente moralista com que abordou o assunto das curiosidades masculinas sobre as mudanças ocorridas na adolescência.

 No filme, Jimmy (Joel Doolin), um garoto de 12 anos, fica impressionado com a quantidade de vezes que sente seu pênis ereto e com a recorrência de “sonhos molhados”. Ele pensa em pedir ajuda a seus dois melhores amigos – um “legal, mas não muito esperto” e o outro “espero, mas não muito descolado” – mas ambos são mais velhos que ele e tratam-no de forma zombeteira quando pensam que ele está viciado em masturbação. Jimmy tenta. Então, conversar com seu pai, mas este, quando ouve que o filho quer falar sobre sexo, aborda o assunto de forma pueril e abobalhada, comparando o pênis a um taco de beisebol e a vagina a uma luva receptora. Jimmy, porém, não desiste e, após procurar ajuda literária numa biblioteca, com uma enfermeira escolar e até mesmo com o zelador de um zoológico (“acostumado a ver pênis todos os dias”) é aplaudido por várias pessoas, incluindo seus melhores amigos, por causa de sua maturidade teórico-sexual, a ponto de rejeitar um encontro solitário com uma possível pretendente erótica por não se considerar “suficiente pronto para este tipo de encontro”. Amei o filme: saí da sessão encantado. Ah, se eu visse esta produção antológica quando tinha a idade de Jimmy...

 Além dos detalhes ficcionais supradescritos, o filme possui interessantíssimas animações acerca do funcionamento do pênis e sobre a normalidade que se abate tanto quanto quem se masturba quanto quem rejeita esta prática. Senti-me “normal” enquanto assistia ao documentário: muito bom!

 Wesley PC>

Nenhum comentário: