sábado, 20 de outubro de 2012

DESAFIO DOS NOVE FILMES DESCONHECIDOS - #09: “NÃO LIGUE PARA ELE... ELE É UM HOMOSSEXUAL!”

Ufa, com este filme esloveno, a maratona chega ao fim. E, para a minha intensa decepção, “Uma Viagem” (2011, de Nejc Gazvoda) é horrível, preconceituoso, desagradabilíssimo!

 Quando li a sinopse do filme, ele me pareceu deveras interessante: “Ziva, Andrej e Gregor são melhores amigos desde o colegial. Gregor é um soldado prestes a embarcar numa missão para o Afeganistão. Ziva vai estudar no exterior. E Andrej odeia tudo – a começar por ele mesmo. No filme, eles resolvem fazer uma viagem para o litoral, assim como faziam em seus tempos de colégio”.

 Reli a tal sinopse após a audiência ao filme e, de fato, ela permanece interessante, mas os personagens são pessimamente construídos, os diálogos são ruins, a direção é pueril. Nos 10 minutos finais, uma injunção romântica chamou positivamente a minha atenção, mas já era tarde demais: o desagradabilíssimo personagem homossexual do filme me deixou iracundo. Ficar remoendo problemas da época de adolescência daquele jeito é o cúmulo! Nem o humor negro ensaiado na cena em que eles atropelam um gato funcionou (“sabe qual é o presente ideal para um bebê morto? Um gatinho morto!”)! A exposição do seio decepado da protagonista feminina, por outro lado, impressiona, de modo que a declaração silenciosa de amor definitiva entre ela e o soldado, na seqüência de despedida no aeroporto, encanta...

 É isso: maratona finda, hora de organizar outros projetos agora. Até breve com novos desafios!

 Wesley PC>

Nenhum comentário: