domingo, 7 de outubro de 2012

ANSIEDADE (EM MAIS DE UM SENTIDO PARA A PALAVRA, INCLUSIVE OS DISFARÇADOS)!


“Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta aos Estados Unidos esperando liderar uma revolução semelhante”.

 Basicamente, esta é a sinopse do ambicioso filme “Reds” (1981, de Warren Beatty), o qual sempre tive muita vontade de ver, mas calhei de ser desviado pela longa duração, por eventos do cotidiano, por motivos diversos. Hoje, dia de eleição, talvez eu consiga, apesar do temor de que a barulheira comemorativa típica dos domingos na rua em que moro sobreponha-se à dublagem do filme. Por falta de tentativa, entretanto, não me renderei...

A fim de que minha ansiedade referente à espera de que a sessão televisiva do filme tivesse início (às 14h, no canal TCM), fui logo exercer a minha obrigação de votar, temeroso de que o colégio em que exercito esta imposição democrática estivesse lotado de gente. De fato, estava, mas, para a minha sorte e espanto, apenas em minha seção não havia ninguém esperando. Repito: enquanto ao meu redor, as pessoas se amontoavam em filas barulhentas, na seção em que voto não havia absolutamente ninguém! Seria isso um bom augúrio?

 Quando eu estava penetrando na sala, alguém tocou em meu braço: era uma garota, que me reconhecera da época em que eu trabalhava no DAA. Cumprimentei-a sorridentemente, fiz as mesárias sorrirem quando fingi me confundi acerca de qual era o meu polegar direito e qual era o esquerdo, cumpri a promessa de endossar a candidatura de um conhecido em que um de meus vizinhos preferidos alega defender as causas políticas, votei para prefeito num candidato que não conhecia (por causa de seu partido, o PSOL) e voltei para casa, contemplando a beleza física de um rapaz narigudo com quem eu conversava bastante na adolescência, mas que hoje estava ocupado com suas funções eleitorais forçosamente imputadas. Estou ansioso para que o filme comece. É isto!

Wesley PC> 

2 comentários:

Lucy Rielo disse...

na minha sessão tbm não havia ngm e tbm votei no candidato do PSOL que não teve a menor chance, enfim, tudo segue como antes e que ngm reclame depois.
Pena que de tarde sai senão iria ver esse filme tbm

Gomorra disse...

Pois é...
Tudo continuará como antes, inclusive no que tange à apreciação do filme: achei-o cansativo, acadêmico... Não ruim, mas indeciso. Mas a gente fez a nossa parte, né? Isto conta!
WPC>