segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O MENOR DOS FILMES CHABROLIANOS É MAIOR QUE... MAIOR QUE!

É batata: cada filme do Claude Chabrol que vejo me conduz a uma esfera psíquica de lascívia e empolgação moral que demora em assentar! Não obstante sua vasta filmografia ser categorizada em fases distintamente apreciadas, cada um de seus filmes leva-nos a questionar muito mais que o tecnicismo cinematográfico contra o qual ele e seus colegas da Nouvelle Vague se ouriçaram. Basta ver os comentários apaixonados que, até então, eu publiquei sobre ele neste ‘blog’, enquanto aguardo para ver seus demais filmes. Na noite de hoje, foi a vez de “Quem Matou Leda?” (1959), uma de suas obras menos interessantes. Ainda assim, quanta coisa boa pode ser dita sobre ela...

A trama do filme, conforme o oportunista título brasileiro indica, tem seu paroxismo na investigação da morte da exuberante amante italiana (Antonella Lualdi) de um pai de família tipicamente burguês (Jacques Dacqmine). Sua esposa insatisfeita e traída (Madeleine Robinson) passa a ser, obviamente, a principal suspeita, mas diversos personagens hiperativos merecem a atenção dos virtuosismos de câmera, de enredo e de montagem do filme, desde a empregada espirituosa (Bernadette Lafont) até o amigo estrangeiro (László Szabó) do anárquico noivo (Jean-Paul Belmondo, que mostra a bunda no filme) da filha burguesa (Jeanne Valérie), passando pelo irmão psicótico (André Jocelyn) desta última, pelo entregador de leite (Mario David) e pelas figurantes femininas cobiçadas por dois boêmios inveterados. Ao final, a revelação do assassino nem é tão relevante, mas sim o contexto, a crítica social, o senso de humor referencial, os pastichos hitchcockianos, a genialidade inequívoca do diretor desta peça subestimada de cinema francês pré-sessentista...

Não gostei muito do filme, mas como aquela sessão me empolgou, como fiquei excitado enquanto via este filme coloridíssimo. Pena que a palestra em seguida foi chocha em sua coleção de dados estatísticos (alguns truncados) sobre a carreira do diretor e de seus colegas franceses de geração. Mas nada que uma revisão posterior, devidamente situada na cronologia chabroliana, não dignifique os aspectos que eu não pude perceber no primeiro contato com este “turno duplo” repleto de estratagemas de prestidigitação cinefílica. Obra de arte sacana que fez muito bem à minha enxaqueca emergente, curada graças aos sorrisos dos amigos e ao sêmen farto de meu "fornecedor" favorito!

Wesley PC> 

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