sexta-feira, 1 de junho de 2012

DESAFIO SEMANAL DOS 11 FILMES - #11: “SLUGS” (1988, de Juan Piquer Simón)

E, para encerrar o Desafio, um filme cuja obtenção foi justificada por causa de um sentimento que me é bastante caro: a memória afetiva. “Slugs” foi um dos primeiros – se não o primeiro – filme que vi em VHS. Tinha menos de 10 anos de idade quando o sobrinho de minha madrinha católica (hoje espírita) me convidou para assistir a este exemplar de cinema ‘trash’ na casa dela. Não me lembrava de quase nada, mas sabia que o filme era ruim. Quando criança, eu já havia desgostado, mas a visão de lesmas assassinas gigantescas jamais saíra de minha mente: como é alguém pode ter pensado nisso?! (risos)

Revendo o filme hoje, fiquei agoniado com a sua má qualidade: apesar de ele ser um filme curto (apenas 92 minutos de duração), o sobejo de personagens mal-construídos e os péssimos diálogos me enervavam, bem como os equívocos científicos/biológicos atribuídos às lesmas, que mais pareciam sanguessugas maquinais. Os efeitos especiais, entretanto, não eram tão ruins. Se, ao invés de lesmas, os animais da trama não fossem identificados, talvez os resultados qualitativos fossem melhores. Do jeito como foi desenvolvida, esta co-produção estadunidense-espanhola enfada pela seriedade incredível que emana de um roteiro permeado de verborragia policialesca, sexualidade cafona e moralismo rudimentar. O desfecho, por exemplo, é imbecil. Mas, mesmo assim, foi bacana rever um clássico invertido de minha infância: é como se eu fizesse as pazes com mais um trauma e, assim, estivesse preparado para novas experiências. Em outras palavras: o Desafio Semanal dos 11 Filmes chegou ao fim de maneira exitosa. Que venham novos desafios!

Wesley PC>

Nenhum comentário: